«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 4 de abril de 2006

Radia LX 2006

É raro ver iniciativas em Portugal que promovam o meio radiofónico, pelo que é de louvar a proposta da Rádio Zero (uma estação que só tem emissões na Internet), de realizar em Portugal o primeiro encontro da Radia. Há, portanto, uma oportunidade de se ouvir responsáveis de várias emissoras europeias que têm um estilo idêntico, e que são estações que dão «voz às pessoas, aos artistas, à diferença» - uma filosofia radiofónica que está quase extinta em Portugal.
O encontro da Radia vai ter lugar em Lisboa, entre 10 e 14 de Abril, e, para além das reuniões internas, terá também conferências públicas na Fonoteca de Lisboa, projecção de filmes relacionados com a rádio na Cinemateca Portuguesa e - como é uma iniciativa académica a música tinha de marcar presença - concertos na Galeria Zé dos Bois. O programa completo pode ser visto no sítio da Rádio Zero.
A Radia é uma associação que congrega 15 emissoras europeias: ORANGE 94.0 e ORF Kunstradio, de Viena (Áustria); bootlab, de Berlim (Alemanha); InterSpace, de Sofia (Bulgária); Resonance104.4fm, de Londres (Inglaterra); Tilos Radio, de Budapeste (Hungria); Itchy Bit, de Bratislava (Eslováquia); NoD e Moks Mooste, de Praga (República Checa); Radio Campus de Bruxelas (Bélgica); d media, de Cluj (Roménia); Kanal 103, de Skopje, (Macedónia); Radio Grenouille Marselha (França); e a portuguesa Rádio Zero, de Lisboa.

3 comentários:

Anónimo disse...

:D apenas uma correcção à listagem das rádios e aqui fica o convite aberto a todos que queiram participar (o blogspot n me deixa colocar a imagem visivel :(, fica o link):

http://rute.ist.utl.pt/archive/conviteRadiaLx2006.png

João Dias de Carvalho disse...

Embora não seja da área vou continuar a seguir as suas publicações sobre rádio. Cumprimentos.


JAC
Blog - "O meu Computador"
(Tecnologias de Informação e Comunicações)
http://o-meu-computador.blogspot.com/

Pedro Lopes disse...

o radia Lx 2008 está ai:
- http://radialx.radiozero.pt/eventos.html


Cumprimentos,
Pedro