«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

A “pobreza franciscana” radiofónica portuense no DN

A situação das rádios locais no Grande Porto é um assunto que já foi alvo de muitos textos neste blogue. Hoje, o “Diário de Notícias” (DN) também traz um artigo sobre as emissoras no concelho do Porto e arredores: «O panorama da rádio no Porto chega a ser confrangedor. Das cinco frequências consignadas apenas três estão activas, e num dos casos serve como mero retransmissor. Quando foram legalizadas, a cidade contava com cinco rádios locais: Nova, Festival, Press, Placard, Activa, mas, actualmente, apenas as duas primeiras emitem do Porto e para o Porto. Também nos concelhos limítrofes o conceito de rádio local foi alvo de subversão, havendo inclusive alguns que não contam com uma única voz hertziana, como são os casos de Gondomar e Valongo - onde existem apenas retransmissores de rádios de Lisboa.(...)
Fora da cidade do Porto há quinze rádios metropolitanas, mas, a fazer programação e informação marcadamente local só a Rádio Clube de Matosinhos (91.0) e a Lidador (94.3, na Maia), a Nova Era (101.3) e a Gaia FM, da IURD (102.1)
».
Isto estou eu (e outros) farto de dizer, mas não vejo ninguém com responsabilidades fazer algo para mudar a situação!

3 comentários:

Anónimo disse...

Fala, fala, fala, mas...
Arriaga

Anónimo disse...

Foi vendida ao Nobre Guedes, testa de ferro da MCR, grupo que assim aproveitou para potenciar a emissão da Cidade FM, mudando dos 107.2 para 90.0.
Casimiro não aguentou os 2 ou 3 mil contos de prezuijos mensais que supostamente a Voxx daria.

Anónimo disse...

Infelizmente, o poder politico ( autarquico/governamental ) permite que tal aconteça. Bastava introduzir uma alteração da lei da rádio, onde não fosse permitido retransmitir, obrigando o emissor local a ser verdadeiramente o que deve ser: Local. Caso contrário, fecha-se o emissor. Estava o assunto resolvido. Mas assim, perpetua-se o compadrio, os lobys, os monopolios, as amizades politicas, tudo em nome da nação.