«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Mais uma rádio de notícias?

Fala-se que o Rádio Clube Português (RCP) poderá vir a ser uma rádio de notícias e que a sigla RCP será extinta. No entanto, de concreto, apenas foi anunciado um reforço da informação, com noticiários de hora a hora, estando fora de questão o desaparecimento da música e do próprio nome da rádio.
Não será de estranhar se a Media Capital (MC) realmente criar uma emissora de notícias, já que um dos principais accionistas da MC, a Prisa, detém, em Espanha, a Cadena Ser - a mais bem sucedida cadeia de rádios espanhola. E provavelmente quer repetir o sucesso em Portugal.
Abrem-se, portanto, boas perspectivas de trabalho para jornalistas, pois Juan Luis Cebrián, administrador-delegado do grupo espanhol na MC, defende que «um jornalismo de qualidade, exigente e rigoroso na descrição dos factos, precisa de um bom número de especialistas – em economia, em ciência, em saúde, em leis – capazes de compreenderem o que sucede e de narrá-lo aos outros» (Cebrián, Juan Luís – Cartas a um jovem jornalista. Lisboa: Editorial Bizâncio, 1998).
No Blogouve-se também se pode ler sobre este assunto.

Sem comentários: