«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Cinco minutos de rádio... que já duram há quarenta anos

O programa "Cinco minutos de Jazz" completa hoje 40 anos de emissões. Não são muitos os programas que se podem gabar de ter tão longa existência. E é de louvar um programa que nos traz músicas que, normalmente, são marginalizadas por (todas as) outras estações radiofónicas. Foi a 21 de Fevereiro de 1966, que José Duarte apresentou, na Rádio Renascença, o primeiro “Cinco Minutos de Jazz”. E ali ficou até 1975. Em 1983, foram as ondas da RDP - Rádio Comercial que transportaram o "Cinco Minutos de Jazz" até aos receptores dos ouvintes. Em 1993, com a privatização da Rádio Comercial, o programa passou a ser transmitido pela Antena 1, emissora onde ainda se mantém.
José Duarte, além do "Cinco Minutos de Jazz" na Antena 1 (às 18.50, 22.50 e 01.50), também apresenta o “Jazz com Brancas”, na Antena 2, e o “A menina dança?” (Antena 1), em parceria com Edite Sombreireiro.
Parabéns José Duarte e obrigado por prestar um verdadeiro serviço público de rádio.

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Quando começaram, os "Cinco Minutos de Jazz" eram transmitidos diariamente às 23h 30m pela Rádio Renascença, integrados num programa que se chamava "Vigésima Terceira Hora".

A "Vigésima Terceira Hora", que foi, sob vários aspectos, pioneira na rádio portuguesa e o melhor programa do seu tempo, era produzida e apresentada por um grande profissional de rádio que se chamava João Martins. Foi ele que, sem alardes nem vedetismos, abriu o caminho a outros programas que entretanto apareceram, como "PBX", "Página 1", "Em Órbita", etc.

Anónimo disse...

é, de facto um senhor programa.

já agora
não esqueçamos a colecção de CDS de Jazz a partir de 1 de Março com o DN, com o apoio do próprio Duarte e da Antena 1.

é caso pa dizer

1,2...1,2,3,4,5 CDs de Jazz!!!!


DNG
(KULTIVO, um blog para a troca de impressões ao nível das artes e da cultura)