«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Os pioneiros da rádio portuguesa num livro de Rogério Santos

Um novo livro sobre a história da rádio é sempre um acontecimento, porque ainda são raras as obras sobre esta temática e, também, porque as que existem têm imprecisões, fruto, certamente, de investigações menos aprofundadas e muitas vezes baseadas em obras anteriores que continham apenas breves referências a factos importantes, o que levou a que a sua interpretação fosse ambígua e, consequentemente, se fossem repetindo erros.
As vozes da rádio, 1924-1939, não deixará, de certeza, margem para dúvidas sobre os primeiros anos da radiodifusão em Portugal. O tempo despendido por Rogério Santos na pesquisa e análise dos factos e a sua experiência no campo da história dos media - comprovado por outras obras da sua autoria que abrangem o tema da história da rádio em Portugal*, e pelo blogue Indústrias Culturais (provavelmente o melhor blogue sobre esta temática) - atestam a qualidade desta obra.
As vozes da rádio, 1924-1939, é editado pela Caminho e será apresentado às 19:30 do próximo dia 20 de Outubro, durante o congresso da SOPCOM, em Aveiro.

* Rogério Santos é autor, entre outras obras, de dois livros que tocam o tema da radiodifusão: Olhos de boneca. Uma história das telecomunicações 1880 – 1952 [1999, Lisboa, Edições Colibri] e Os novos media e o espaço público [1998, Lisboa: Gradiva]. O primeiro capítulo desta obra pode ser lido no sítio da editora.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu amo o seu blog leio todos os dias. quando puder me escreva. beijos....elisa
lisacris@gmail.com