«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 8 de junho de 2008

A Rádio na Música - I

A música é, indiscutivelmente, um dos pilares da rádio. A primeira emissão de radiodifusão sonora teve música ao vivo e gravada. E assim continuou.

Mas se a música é um dos pilares da programação radiofónica, muitos artistas devem o seu sucesso à divulgação das suas obras neste meio. Alguns celebram a rádio e prestam-lhe homenagem nas suas melodias. Ramones, The Corrs, Clash, Queen, e muitos outros, falam da rádio nas suas músicas.

Em 1979, Donna Summer, com On The Rádio, falava de uma carta de amor encontrada na rádio. Eram dias do fim do Disco Sound. A letra é da própria Donna Summer, a música e a produção é de Giorgio Moroder.


Este texto é dedicado a uma companheira e amiga de longa data nestas "andanças" da rádio: Elisabete Soares.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta é do tempo da outra senhora! Desculpem lá a brincadeira. É uma boa recordação e é uma das minhas cantoras favoritas dos 70s. Mas, já agora, caro Jorge, a lista vai ser grande... há dezenas (centenas?) de músicas com a palavra "Rádio" na letra.

Anónimo disse...

Ouvi dizer que esta musica era para mim?
Ganda som Jorgito...
Bons tempos os nossos em que a rádio funcionava com a nossa própria imaginação...
Saudades dos nossos tempos de Rádio!
É caso para se dizer: " Oh Tempo Volta para Trás..."
Beijooooooooooooooooooo :)

Hugo Cunha disse...

Canções com o mesmo titulo a espectacular Regina Spektor em On the radio http://br.youtube.com/watch?v=BSJQ1St1OnQ e os Portugueses Plaza com On The Radio http://br.youtube.com/watch?v=YRQm4Vnde0g