«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Os Marcianos Aterraram Em Portugal Há 50 Anos

Pelas 20 horas e 5 minutos do dia 25 de Junho de 1958, a Rádio Renascença começava a transmitir "A invasão dos marcianos”, uma peça de teatro radiofónico da autoria de Matos Maia, baseada no romance de Herbert George Wells, "A guerra dos mundos”. Esta peça já tinha sido adaptada para a rádio, duas décadas antes, por Orson Wells, tendo provocado casos de pânico nos Estados Unidos.

A emissão acabou por provocar alguma agitação nos ouvintes, existindo, mesmo, casos de verdadeiro terror, pois houve quem acreditasse que Portugal estava mesmo a ser invadido por uma frota extraterrestre, levando a que a Policia fosse inundada de chamadas telefónicas.

A agitação provocada pelo programa levou à sua interrupção, sendo Matos Maia levado pela Policia de Segurança Pública para o Governo Civil, tendo sido colocado numa cela durante três horas. Passada uma semana foi interrogado pelo inspector Ferreira da Costa, da P.I.D.E.

Passa hoje meio século que foi transmitido “A Invasão dos Marcianos”, um programa que foi a «grande pedrada no charco».

Sem comentários: