«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Cursos Livres de Som na ESMAE

A Escola Superior de Musica e das Artes do Espectáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) promove um curso livre de “Sistemas de Sonorização para Técnicos de Som”, a realizar em Julho de 2008 nas instalações da ESMAE, sob a orientação de Gustavo Almeida - professor da Unidade Curricular de Equipamentos, Sistemas e Técnicas de Áudio, da Licenciatura em Música - Variante Produção e Tecnologias da Música, na ESMAE.

«Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos base essenciais para operar um sistema de som, com ênfase na componente prática, através de exemplos representativos de situações reais. O formando será capaz de identificar e compreender o funcionamento e a relação entre os componentes de um sistema de som, bem como de aplicar técnicas de captação e mistura».

São vários os tópicos a abordar no curso:

Fundamentos do som e do áudio
Frequência, comprimento de onda, fase, polaridade, decibel, transmissão eléctrica e acústica, soma eléctrica e acústica, filtros.
Mesas de mistura analógicas e digitais
Princípios de funcionamento e tipologia, estrutura de ganho.
Processamento de sinal
Equalização, compressão/limitação, expansão/gate, efeitos.
Microfones
Tipos, características, técnicas de captação.
Técnicas de mistura
Equilíbrio tímbrico, espacialidade, dinâmica, nivelamento.
Resolução de problemas
Instrumentação, feedback, ciclos de terra.

O curso está aberto a todos os interessados, mas tem um número máximo de 15 formandos e uma duração de 12 H (2 dias) o custo é de €120. A pré-Inscrição pode ser feita para cursoslivresptm@esmae-ipp.pt

Sem comentários: