«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 22 de abril de 2008

Amanhã no Clube de Jornalistas

Aproxima-se a comemoração de mais um aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974. A rádio teve um papel fundamental no desenrolar dos acontecimentos ocorridos à 34 anos. O “Clube de Jornalistas” desta quarta-feira tem como tema “A Comunicação Social no 25 de Abril”.

«Na semana de mais um aniversário do 25 de Abril, vamos discutir a utilização dos órgãos de informação pelos estrategas do levantamento militar. Das senhas que desencadearam as manobras, aos comunicados que foram mantendo a população informada, os media tiveram um papel activo, sobre o qual vamos reflectir em conjunto com o almirante Vítor Crespo, que nessa noite esteve no posto de comando, com Manuel Tomás, realizador de televisão e de rádio, responsável pela divulgação, no programa Limite da Rádio Renascença, da senha que trouxe os militares para a rua, e também com Mário Zambujal, actual presidente do Clube de Jornalistas, à época chefe de redacção do jornal "O Século". Teremos ainda o depoimento do historiador António Reis, que, em 1974, cumpria o serviço militar na Escola de Administração Militar e participou na ocupação dos estúdios da RTP no Lumiar. A moderação é de Dina Soares».

O programa “Clube de Jornalistas” vai para o ar às quartas-feiras, depois das 23h30, na RTP 2.

Sem comentários: