«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Um Feliz Natal com 101 anos

A radiodifusão está no seu segundo século de existência. Há 101 anos atrás Reginald Aubrey Fessenden fez o primeiro programa de rádio da história. Na noite de natal de 1906, o inventor, que vinha a trabalhar num emissor que reunia a mais moderna tecnologia, efectuou a primeira emissão de radiodifusão sonora, oferecendo aos operadores de Telegrafo dos barcos ao largo de Brant Rock, Massachussets, EUA, o primeiro programa de rádio.
O espanto dos radiotelegrafistas deveria ter sido enorme, pois em vez do crepitar dos sinais de Morse nos auscultadores, ouviram a voz de Fessenden, que leu algumas palavras da Bíblia, tocou o tema natalício Oh Holly Night no seu violino e desejou bom Natal a todos os que o escutavam. Este foi o evento que marcou o nascimento da radiodifusão sonora.
A transmissão de 24 de Dezembro de 1906 é aqui recreada por Derek Gunn.



Em alternativa à escuta online podem optar por descarregar o ficheiro áudio (em wma).

Um Feliz Natal e um 2008 cheio de sucessos

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas Festas para os leitores(e para o autor, claro) deste blogue.
Que 2008 traga muitas novidades (boas) radiofónicas.

Anónimo disse...

Pois um feliz natal. E parabéns pelo audio. Imagino o espanto de quem escutou a emissão, em 1906.

Unknown disse...

Parabéns pelo post e pelo blog. Acompanho sempre e acho muito interessante. Mais um - dos poucos - espaços para discutir o rádio. Um bom final de ano a todos!

Debora
http://lopezfreire.wordpress.com

Anónimo disse...

e tudo fixe o que vi