«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 9 de dezembro de 2007

As emissoras e as comissões de agência

Segundo a “Meios & Publicidade” (M&P), «os três principais grupos de rádio irão manter a comissão de agência no próximo ano nos 5%». Esta comissão, que era de 15% em 2006 e tem vindo a diminuir desde aí, estando hoje nos 5%, é o desconto que as emissoras fazem sobre os preços das suas tabelas de publicidade às agências de publicidade.
A publicidade ainda é o único meio de sobrevivência das estações de radiodifusão privadas. As emissoras radiofónicas do serviço público (RTP) beneficiam de uma taxa, que vem incluída na factura da electricidade. Todas as emissoras têm um departamento comercial cujos elementos se ocupam de apresentar o produto – a emissão – a potenciais anunciantes.
A título de curiosidade, a americana National Public Radio não tem publicidade paga por anunciantes, nem beneficia de taxas de rádio, pagas pelos contribuintes, apela ao mecenato - uma vez por ano são contactados possíveis investidores para que a rádio possa continuar “no ar”.
A comissão de agência é de 0% nos canais de televisão, desde 2006, e varia entre os 0% e os 15% na imprensa.

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