«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 25 de agosto de 2007

A rádio é (mesmo) para todos

Com a proliferação da Internet, Leitores de Áudio Digital, televisão por cabo, música nos telemóveis vendida pelos operadores, etc. - tudo serviços que custam dinheiro – seria fácil chegar-se à conclusão que a rádio – onde o entretenimento e a informação são gratuitos - é um meio que só tem audiências entre as camadas da população com menores recursos económicos. Se alguém tirar esta conclusão, está errado.
O “Bareme Rádio”, da Marktest, mostra que «os quadros médios e superiores são os «targets» que revelam maior afinidade com o meio rádio.Esta é uma das principais conclusões do estudo «Barame Rádio» da Marktest.
Entre os quadros médios e superiores, a audiência acumulada de rádio atinge os 72,5%, mais 31% do que o valor médio.
Os jovens entre os 25 e os 34 anos são os segundos a apresentar maior afinidade com o meio, consumindo mais 30% do que a média, em que mais de 70% revela que tem o hábito de ouvir rádio
».
A rádio ainda é o medium mais universal de todos os media, pois chega a todo o lado e a todos – basta ter um receptor radiofónico, que pode ser adquirido por um euro ou menos.

Sem comentários: