«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 31 de dezembro de 2005

UM BOM ANO DE 2006

É o último texto deste ano. Um excelente 2006 para todos.
Eu volto para o ano.

10 programas de rádio da década de oitenta

Respondendo ao desafio proposto pelo Tarzan Boy no texto anterior, escolhi dez programas de rádio que marcaram os anos oitenta do século passado. A escolha é subjectiva, mas estes espaços radiofónicos marcaram a história da rádio portuguesa da década de 1980.
Discoteca - Apresentado por Adelino Gonçalves na RDP - Rádio Comercial. O programa teve início no verão de 1981. Começou por ir para o ar aos fins de semana entre as 14h e as 18h, depois passou a ser diário entre as 13h e as 15h.
Dois CDs recordam a música do programa: “Discoteca” e “Discoteca Pop”. O sítio “Discoteca” faz uma homenagem a Adelino Gonçalves.
Passageiro da Noite - Cândido Mota foi o pioneiro dos programas interactivos em Portugal. Os ouvintes podiam ligar para a RDP - Rádio Comercial e entrar em directo no programa, falando do que lhes apetecesse.
Som da Frente - Apresentado por António Sérgio na RDP – Rádio Comercial, o título do programa acabou por definir uma corrente musical independente do início dos anos 80: Joy Division, Lords of the New Church, Pixies, Cocteau Twins, This Mortal Coil, Love & Rockets e muitos outros.
O programa Som da Frente - evolução do Rolls Rock, que António Sérgio apresentava na Rádio Renascença nos anos 70 – estreou-se nas tardes da Rádio Comercial em 1982, sendo transmitido todos os dias entre as 16h as 17h, depois o horário mudou passando o programa a ser emitido entre a 01h e as 03h. O fim veio em 1993.
Duas colectâneas em CD homenageiam o emblemático programa radiofónico de António Sérgio.
Rock em Stock - Começou em 1979 na RDP - Rádio Comercial. Luís Filipe Barros conduzia a emissão das 17h às18h, mais tarde mudaria para o horário 00h - 01h. Também este programa tem um CD de homenagem.
Íntima Fracção - Francisco Amaral começou o programa em 1984, na RDP – Antena 1, e desde aí que tem "pouco para dizer, muito para ouvir, tudo para sentir". Entre 1989 e 2003, o Íntima Fracção escutou-se na TSF, hoje é um programa da RUC e um blogue.
TNT – Todos No Top - inicialmente apresentado por Jorge Pêgo e por Adelino Gonçalves, teve início em Fevereiro de 1981 na Onda Média da RDP - Rádio Comercial, sendo emitido de segunda a sexta entre as 17 e as 18 horas. Mais tarde passou a ser transmitido na Frequência Modulada da RDP – Rádio Comercial
O programa foi co-apresentado por nomes como Manuela Moura Guedes, Pedro Costa e Luís Montez.
Cor do Som - Aos Sábados à tarde na Frequência Modulada da Rádio Renascença. Apresentação e realização de Rui Pego.
As Noites Longas do FM Estéreo - António Santos e João Viegas apresentavam "histórias com disco ao meio" aos domingos das 21h às 24h na RDP – Rádio Comercial. As crónicas bizarras deram um livro: «Ela olhou-me com os olhos húmidos das ocasiões especiais. Fiz-lhe uma festa no pescoço e sentia arrepiar-se toda. Afastou-se um pouco de mim e pude observar as ancas esguias e as longas pernas que sempre me fascinavam. Voltou-se de novo e molhou os lábios, com a língua, provocante.
...deixei as gazelas e dirigi-me à jaula dos ursos.»
Oceano Pacífico – Começou na Rádio Renascença em 1984, e transitou para a RFM. Apresentado por João Chaves, o Oceano Pacífico já leva mais de vinte anos de emissões.
Pão Com Manteiga - Bernardo Brito e Cunha, Carlos Cruz, Eduarda Ferreira, José Duarte, Mário Zambujal e Orlando Neves eram as vozes do Pão Com Manteiga, um programa que foi para o ar em 1981, na RDP – Rádio Comercial. O non sense era o prato forte do programa: «A carne é fraca, mas o molho é uma maravilha»; «As orações subordinadas devem ser lidas de joelhos»; «Nem todos os pontos são cardeais, alguns são cómicos»; «Peta era antigamente. Hoje é mentira. Qualquer dia é verdade»; «Quando a família real joga às cartas todos estão proibidos de dizer só me saem duques».
Estes e outros escritos do género encheram dois livros.
Act (14h00) - A ordem é arbitrária e, se calhar, havia mais uns vinte ou trinta bons programas dos anos oitenta que eu poderia ter focado. O blogue NetFM fala de mais alguns.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Os anos 80 na "Sábado"

«Lembram-se dos anos 80?» O título destaca-se na revista "Sábado" e o artigo ocupa várias páginas, dedicadas a uma época que viu nascer o CD e florescer as rádios piratas em Portugal. há também uma referência o blogue “Queridos Anos 80”.
Curiosamente, nem uma linha sobre a rádio portuguesa dessa década. Não sei se concordam comigo, mas acho que Portugal nunca teve tanta e tão boa rádio como naquela década.

Rádio Radar no Porto

quinta-feira, 29 de dezembro de 2005

Sobre o programa "Clube de Jornalistas" de ontem

Chamo a atenção para a análise que Rogério Santos faz no blogue Indústrias Culturais do programa "Clube de Jornalistas", que foi para o ar ontem na 2:, e cujo tema foi a interactividade na rádio.
Act. 12h30 - Também Manuel Pinto, do blogue Jornalismo e Comunicação, escreveu sobre o programa "Clube de Jornalistas".

A escuta radiofónica por regiões

Segundo o estudo “Geografia da Rádio”, da Markest, é no Grande Porto que se ouve mais rádio. Nesta região, durante o primeiro semestre de 2005, a Audiência Acumulada de Véspera (AAV) foi de 66,2%. Segue-se o Litoral Norte com 65,5% de AAV, o Interior Norte e a Grande Lisboa com 58,5% de AAV e a Região Sul com 53,9% de AAV.
Os blogues Jornalismo e Comunicação, Rádio e Jornalismo e NetFM também já fizeram referência ao assunto.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Um blogue sobre Rádio e Jornalismo

Desde o dia 3 de Dezembro que está online o blogue "Rádio e Jornalismo" da autoria de Luís Bonixe.
Embora com atraso, saúdo o novo blogue e o seu autor.

A Rádio e os Blogues na Comercial

«O meu blog dava um programa de rádio» é um novo espaço da Rádio Comercial que irá para o ar aos fins-de-semana. O que a Comercial propõe é «transformar o seu blog numa hora de rádio. Nós pegamos nas suas palavras e juntamos a música, dando uma vida nova ao seu refugio na Internet».
Além de um link para o blogue durante uma semana no sítio da Comercial, o blogueiro ainda fica com uma gravação do programa para mais tarde recordar. Além disto, o blogue ainda fica habilitado ao prémio de “Melhor Blogue do Ano”
Não sei se este programa já tem “dedo” do Pedro Ribeiro – o novo director da Rádio Comercial – mas é uma boa ideia.

P.S. – Sei que há muitos blogues excelentes por aí, mas há dois que eu acho que davam grandes programas de rádio o «Queridos anos oitenta» e o «Rock em Portugal». Aceitam-se mais sugestões.

terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Amanhã no Clube de Jornalistas: “O poder dos ouvintes nos programas de rádio”

É a primeira vez que o Clube de Jornalistas dedica um programa à rádio. O assunto gira em torno da interactividade ouvinte/estação emissora.
«Nunca houve, como agora, tantos programas nas principais rádios a pedir a opinião dos ouvintes. Só na TSF, Antena 1 e Renascença são quase dez horas diárias. Demasiado, se afinal esses ouvintes não têm nada para dizer, ou pouco, quando comparado com o que se passa noutros países? Este é apenas um dos pontos de partida do próximo Clube de Jornalistas, que discute o poder dos ouvintes nos programas de rádio.
E a tão falada interactividade, sempre existe na realidade ou é apenas aparente? Para ajudar a responder a estas – e outras perguntas – estarão em estúdio Manuel Acácio, editor do Fórum TSF, Cândido Mota, pioneiro dos programas com ouvintes (realizou O Passageiro da Noite, no início da década de 80) e Maria João Taborda, investigadora, ligada ao Obercom, com pesquisa nesta área.
O programa é emitido no dia 28 de Dezembro, quarta-feira, pelas 23 e 30, na RTP 2.
Além dos convidados em estúdio, destaque ainda para dois depoimentos de Francisco Sena Santos, criador do Fórum TSF (nos moldes actuais) e da Antena Aberta, da Antena 1. Dois dos ouvintes/participantes desses programas explicam também as suas motivações.
»
O programa “Clube de Jornalistas”, além da transmissão de amanhã no canal "A dois:", terá repetição na quinta -feira 15 e 30.

Publicidade radiofónica em decréscimo

Sendo a rádio um meio que vive exclusivamente de publicidade, o decréscimo do investimento por parte dos anunciantes é preocupante. Segundo dados divulgados pela Marktest, o investimento publicitário cresceu em todos os meios menos na rádio.
O outdoor ultrapassou a rádio em volume de investimento de anunciantes: foi o terceiro meio de comunicação com mais receita publicitária, com 226 milhões de euros, ou seja, 6,8% do total investido em onze meses.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Grupo Renascença comprou a Rádio Ocidente

É mais uma rádio local a integrar um grande grupo de comunicação: a Rádio Ocidente, com sede em Mem Martins, vai ser adquirida pelo grupo Renascença que já detém a RR, a RFM e a Mega FM.
O mais positivo nesta transacção é que os trabalhadores da Rádio Ocidente vão manter o seu posto de trabalho.

terça-feira, 20 de dezembro de 2005

MCR renova-se

Pedro Tojal e a Media Capital Rádios (MCR) rescindiram por mútuo acordo o contrato que os ligava. Pedro Tojal não será substituido no cargo e terminará as suas funções de director-geralno final do ano.
A MCR está apostada em renovar as estruturas, já que Juan Luis Cebrían, presidente da Prisa, queria mexer no meio rádio da Media Capital. Será agora que vamos assistir a uma inversão total da orientação que as emissoras da MCR têm? Basta escutar as emissoras da Prisa para se constatar a diferença entre as rádios portuguesas e as espanholas.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Suécia diz não ao DAB *

O governo sueco anunciou que não aderirá ao Digital Audio Broadcasting (DAB), já que mesmo após dez anos de experiências com a radiodifusão digital não se consegue perceber quais são os verdadeiros beneficios do DAB em relação à FM.
Há dois anos a Finlândia tinha chegado a uma conclusão idêntica.

* Via Ponto Media

quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Livros sobre rádio no Google Book Search

Após uma leitura sobre o Google Book Search, resolvi pesquisar a literatura que o serviço apresentava sobre a rádio. A procura devolveu 218 livros, a esmagadora maioria em inglês. Em português nem um. A procura por “radiodifusão” devolve nove títulos. Apenas um está escrito em português.

domingo, 11 de dezembro de 2005

Curso de Locução e Realização de Programas de Rádio

Esta segunda, dia 12 de Dezembro, a Rádio Universidade de Coimbra abre as inscrições para o Curso de Programação 2006 - um curso dedicado à locução e realização de programas de rádio com vista à entrada de novas pessoas com novas propostas de programas para a futura grelha da RUC.
As inscrições decorrem até 30 de Dezembro, devendo ser efectuadas na secretaria da Rádio Universidade de Coimbra, no 3º piso do edifício da Associação Académica de Coimbra, junto à Praça da República. A secretaria está aberta de 2ª a 6ª no horário 10-13h e 17-19h, ou pelo telefone 239 410 410.

Programa "Viva a música" comemora dez anos

O programa “Viva a Música”, transmitido pela Antena 1, está a comemorar o seu décimo aniversário. Nasceu em 1996, para refrescar a grelha de Natal «transformando as tardes da Antena 1 numa espécie de festival de música em português».
Em 1993, Armando Carvalheda idealizou um programa de rádio que consistia em levar ao auditório da RDP grupos de música portuguesa e com eles fazer um programa ao vivo. A ideia concretizou-se em 1996, e já leva quase 500 emissões dedicadas a cerca de 200 convidados.
O programa vai para o ar todas as quintas-feiras, após o noticiário das 16.00, desde o auditório da RDP, em Lisboa, onde a entrada é livre. Na plateia são quase duzentos ouvintes que assistem ao vivo ao único programa da rádio portuguesa transmitido nestes moldes.
Na entrevista concedida ao “Diário de Notícias”, Armando Carvalheda - entre outras críticas à forma como a rádio portuguesa se faz hoje em dia - afirmou que «o bom profissional de rádio hoje já não é o autor, é o que é ágil de mãos para pôr o que lhe mandam pôr no momento certo. Os outros em que me incluo, daqui por dez anos são pré-história». Eu, sinceramente, espero que não.

sábado, 10 de dezembro de 2005

Media Capital pode criar no Cotonete a “Rádio Mundial”

A dificuldade de criar emissoras radiofónicas hertzianas em Portugal é ultrapassada com a facilidade de criar emissoras online. A Media Capital é um exemplo disso. Depois da criação das emissoras dos candidatos presidenciais e da rádio presidenciais – que vai manter-se até às eleições – o Cotonete irá manter a aposta em rádios de curta duração e uma delas poderá ser uma que faça a cobertura do Mundial de 2006.
Carlos Marques, director geral de multimédia da Media Capital, diz que «Todos os eventos com relevância podem ser cobertos da mesma forma».

RDP vai transmitir os jogos de Portugal, Alemanha e Brasil

Segundo o jornal “Correio da Manhã”, a RDP pagou 100 mil euros para assegurar os direitos de transmissão dos jogos de Portugal, Brasil e Angola durante a realização do Campeonato do Mundo de 2006, a realizar na Alemanha.
Rui Pêgo, director de programas da RDP, em declarações ao “Diário de Notícias”, acrescentou que «para além da transmissão dos jogos disputados pelas três selecções, a RDP assegurou ainda o acesso dos repórteres à zona mista, aos treinos e às conferências de imprensa».
A TSF e a Rádio Renascença continuam em negociações com a Infront – a empresa suíça detentora dos direitos de transmissão - para também adquirirem os direitos de trasmissão radiofónica dos jogos da selecção portuguesa.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

RDP já comprou direitos de transmissão para o Mundial de 2006

A RDP adquiriu os direitos de transmissão dos jogos que a selecção portuguesa irá efectuar no Campeonato do Mundo de futebol, que será realizado na Alemanha em 2006.
Não se sabe os valores envolvidos, mas a Infront – empresa suíça detentora dos direitos – pedia a cada emissora portuguesa 150 mil euros.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

Um projecto pioneiro do Cotonete

O Cotonete – portal de rádios online - criou seis webradios para serem usadas pelas candidaturas de Manuel Alegre, Garcia Pereira, Jerónimo de Sousa, Cavaco Silva, Francisco Louçã e Mário Soares. No portal Cotonete está disponível a "Rádio Presidenciais" - uma estação generalista com conteúdos sobre a campanha presidencial, música, fóruns, comentários e notícias actualizadas a cada 20 minutos.
Fica aqui uma pergunta: se para os candidatos Cavaco Silva e Mário Soares a rádio hertziana – que é escutada por 60% dos portugueses – não serve para passar as suas mensagens, uma webradio – que é escutada por um publico muito reduzido – já serve?

Soares e Cavaco recusam debates na rádio

Cavaco Silva e Mário Soares, candidatos a presidente da República não responderam aos convites que lhes foram dirigidos pela Antena 1, RR e TSF.
Será que estes dois candidatos sabem que 60% dos portugueses escutam rádio?

terça-feira, 6 de dezembro de 2005

quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

“Queridos anos oitenta” a programa de rádio

É uma ideia do meu colega Francisco Mateus, mas eu apoio: o blogue “Queridos anos oitenta” dava um grande programa de rádio. Não é só a música, mas principalmente o que se passa (passou) à volta dela.

Uma aplicação chamada Radio.blog

O Radio.blog é uma aplicação para blogues que permite que os visitantes possam escutar algumas músicas mediante uma play list criada pelo autor do blogue. Um exemplo do Radio.blog pode ser visto no “Queridos anos oitenta” (penso que é pioneiro na blogosfera portuguesa).
A aplicação está disponível no sítio Radio Blog Club, onde pode ser feita a descarga do ficheiro, depois é só aplicá-lo no blogue e escolher as músicas que quer que os seus visitantes escutem.