«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Suécia diz não ao DAB *

O governo sueco anunciou que não aderirá ao Digital Audio Broadcasting (DAB), já que mesmo após dez anos de experiências com a radiodifusão digital não se consegue perceber quais são os verdadeiros beneficios do DAB em relação à FM.
Há dois anos a Finlândia tinha chegado a uma conclusão idêntica.

* Via Ponto Media

1 comentário:

Luis Carvalho disse...

O futuro é a rádio digital. Resta saber se é o DAB... Não convém esquecer que esta nova tecnologia digital não tem grandes benefícios em relação ao FM, apenas oferece uma qualidade de som superior. Por outro lado, os consumidores já se habituaram a sistemas de som surround, dos DVDs, Super Audio CD e outras tecnologias como o Dolby Digital 5.1 e o DTS, que permitem uma sensação de envolvência sonora que o som estereofónico convencional não oferece. Os ouvintes vão exigir uma rádio digital em surround!

Quanto a Portugal, só a RDP investiu no DAB e actualmente 70 % do território nacional já tem rádio digital. Não obstante, praticamente ninguém tem receptores digitais de rádio o que torna inútil (por enquanto) a existência desses emissores. Talvez daqui a uns anos valha a pena apostar na rádio digital, mas por enquanto ainda é prematuro dar importância a novas tecnologias de radiodifusão.
O FM está para durar, prova disso é que ainda se vão abrindo emissores de FM por toda a Europa, mesmo por cá em Portugal, o Grupo Renascernça tem vários emissores experimentais, autorizados pela ANACOM a transmitirem a RFM.


Cumprimentos,
Luís Carvalho