«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Amanhã no Clube de Jornalistas: “O poder dos ouvintes nos programas de rádio”

É a primeira vez que o Clube de Jornalistas dedica um programa à rádio. O assunto gira em torno da interactividade ouvinte/estação emissora.
«Nunca houve, como agora, tantos programas nas principais rádios a pedir a opinião dos ouvintes. Só na TSF, Antena 1 e Renascença são quase dez horas diárias. Demasiado, se afinal esses ouvintes não têm nada para dizer, ou pouco, quando comparado com o que se passa noutros países? Este é apenas um dos pontos de partida do próximo Clube de Jornalistas, que discute o poder dos ouvintes nos programas de rádio.
E a tão falada interactividade, sempre existe na realidade ou é apenas aparente? Para ajudar a responder a estas – e outras perguntas – estarão em estúdio Manuel Acácio, editor do Fórum TSF, Cândido Mota, pioneiro dos programas com ouvintes (realizou O Passageiro da Noite, no início da década de 80) e Maria João Taborda, investigadora, ligada ao Obercom, com pesquisa nesta área.
O programa é emitido no dia 28 de Dezembro, quarta-feira, pelas 23 e 30, na RTP 2.
Além dos convidados em estúdio, destaque ainda para dois depoimentos de Francisco Sena Santos, criador do Fórum TSF (nos moldes actuais) e da Antena Aberta, da Antena 1. Dois dos ouvintes/participantes desses programas explicam também as suas motivações.
»
O programa “Clube de Jornalistas”, além da transmissão de amanhã no canal "A dois:", terá repetição na quinta -feira 15 e 30.

Sem comentários: