«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 31 de dezembro de 2005

10 programas de rádio da década de oitenta

Respondendo ao desafio proposto pelo Tarzan Boy no texto anterior, escolhi dez programas de rádio que marcaram os anos oitenta do século passado. A escolha é subjectiva, mas estes espaços radiofónicos marcaram a história da rádio portuguesa da década de 1980.
Discoteca - Apresentado por Adelino Gonçalves na RDP - Rádio Comercial. O programa teve início no verão de 1981. Começou por ir para o ar aos fins de semana entre as 14h e as 18h, depois passou a ser diário entre as 13h e as 15h.
Dois CDs recordam a música do programa: “Discoteca” e “Discoteca Pop”. O sítio “Discoteca” faz uma homenagem a Adelino Gonçalves.
Passageiro da Noite - Cândido Mota foi o pioneiro dos programas interactivos em Portugal. Os ouvintes podiam ligar para a RDP - Rádio Comercial e entrar em directo no programa, falando do que lhes apetecesse.
Som da Frente - Apresentado por António Sérgio na RDP – Rádio Comercial, o título do programa acabou por definir uma corrente musical independente do início dos anos 80: Joy Division, Lords of the New Church, Pixies, Cocteau Twins, This Mortal Coil, Love & Rockets e muitos outros.
O programa Som da Frente - evolução do Rolls Rock, que António Sérgio apresentava na Rádio Renascença nos anos 70 – estreou-se nas tardes da Rádio Comercial em 1982, sendo transmitido todos os dias entre as 16h as 17h, depois o horário mudou passando o programa a ser emitido entre a 01h e as 03h. O fim veio em 1993.
Duas colectâneas em CD homenageiam o emblemático programa radiofónico de António Sérgio.
Rock em Stock - Começou em 1979 na RDP - Rádio Comercial. Luís Filipe Barros conduzia a emissão das 17h às18h, mais tarde mudaria para o horário 00h - 01h. Também este programa tem um CD de homenagem.
Íntima Fracção - Francisco Amaral começou o programa em 1984, na RDP – Antena 1, e desde aí que tem "pouco para dizer, muito para ouvir, tudo para sentir". Entre 1989 e 2003, o Íntima Fracção escutou-se na TSF, hoje é um programa da RUC e um blogue.
TNT – Todos No Top - inicialmente apresentado por Jorge Pêgo e por Adelino Gonçalves, teve início em Fevereiro de 1981 na Onda Média da RDP - Rádio Comercial, sendo emitido de segunda a sexta entre as 17 e as 18 horas. Mais tarde passou a ser transmitido na Frequência Modulada da RDP – Rádio Comercial
O programa foi co-apresentado por nomes como Manuela Moura Guedes, Pedro Costa e Luís Montez.
Cor do Som - Aos Sábados à tarde na Frequência Modulada da Rádio Renascença. Apresentação e realização de Rui Pego.
As Noites Longas do FM Estéreo - António Santos e João Viegas apresentavam "histórias com disco ao meio" aos domingos das 21h às 24h na RDP – Rádio Comercial. As crónicas bizarras deram um livro: «Ela olhou-me com os olhos húmidos das ocasiões especiais. Fiz-lhe uma festa no pescoço e sentia arrepiar-se toda. Afastou-se um pouco de mim e pude observar as ancas esguias e as longas pernas que sempre me fascinavam. Voltou-se de novo e molhou os lábios, com a língua, provocante.
...deixei as gazelas e dirigi-me à jaula dos ursos.»
Oceano Pacífico – Começou na Rádio Renascença em 1984, e transitou para a RFM. Apresentado por João Chaves, o Oceano Pacífico já leva mais de vinte anos de emissões.
Pão Com Manteiga - Bernardo Brito e Cunha, Carlos Cruz, Eduarda Ferreira, José Duarte, Mário Zambujal e Orlando Neves eram as vozes do Pão Com Manteiga, um programa que foi para o ar em 1981, na RDP – Rádio Comercial. O non sense era o prato forte do programa: «A carne é fraca, mas o molho é uma maravilha»; «As orações subordinadas devem ser lidas de joelhos»; «Nem todos os pontos são cardeais, alguns são cómicos»; «Peta era antigamente. Hoje é mentira. Qualquer dia é verdade»; «Quando a família real joga às cartas todos estão proibidos de dizer só me saem duques».
Estes e outros escritos do género encheram dois livros.
Act (14h00) - A ordem é arbitrária e, se calhar, havia mais uns vinte ou trinta bons programas dos anos oitenta que eu poderia ter focado. O blogue NetFM fala de mais alguns.

8 comentários:

Anónimo disse...

E o grande "Despertar" do Sala e da amiga Olga??? :)

Anónimo disse...

Este comentário do tarzan boy é curioso: o que achavamos "piroso" nos anos 80, hoje sentimos alguma nostalgia desses tempos. Será que o "piroso" se tornou hoje "ultra piroso"?

Anónimo disse...

Foi apenas um comentário absolutamente neutro sobre o programa com que a minha mãe me "brindava" todas as manhãs ao acordar para ir para a escola... :)

Anónimo disse...

Adorava o Discoteca era incrivel as musicas que o Adelino lá colocava 3 meses depois eram sucesso em Portugal, Rock em Stock também ouvia, faltaram o Despertar... as manhãs gloriosas da TSF porque nao a radio cidade eu sou um 'radiologista ferrenho' ainda hoje 'varro' a onda FM de uma ponta a outra num zaping interminável, adoro radio

Anónimo disse...

Olá Jorge, A COR DO SOM, com o Rui Pego foi diario, no FM da Renascença, à tarde, entre as 16h e as 18h se a memoria não me falha.
Aos Sabados, na Renascença existium sim, mas o "A Cor das Ondas da Frente". num estilo proximo do programa do Antonio Sergio, na Comercial.

Anónimo disse...

já agora, tambem não esqueço o "Só Com Gelo" na Comercial, com o Pedro Rolo Duarte, era tambem um grande programa.
ou os programas tipo magazine (foram varios) do Jorge Manuel Lopes na Antena 1.

Rui disse...

Eu era fã do Noites Longas do FM Estéreo. Criava-me um ambiente sonoro difícil de explicar. Se não conhece o site, tenho um podcast dedicado ao programa e que entretanto cresceu com a amabilidade do próprio autor do programa:

lighthouseradio.podomatic.com

Cumprimentos

Anónimo disse...

Saudades do Oceano Pacifico- programa sem igual