«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 13 de novembro de 2010

Revista QSP Festeja 30 Anos

A "QSP - Revista de Rádio e Comunicações" está a comemorar 30 anos de actividade. Desde 1980, que todos os meses a rádio e os aficionados pelo meio (amadores e profissionais) têm nesta publicação informações técnicas, notícias, curiosidades, etc..

A "QSP" é a única revista portuguesa sobre rádio e a única publicação nacional - e uma das raras no mundo - com uma secção dedicada à História da Rádio. Neste mês, em que a "QSP" comemora 30 anos, é dada a conhecer a história do código de chamada CT1AL, que identifica o seu director, Eng. Adelino Francisco, e a própria revista.

Remonta a 1924 a génese do código CT1AL (na altura P1AL), tendo sido vários os radioamadores que eram identificados por ele. Na década de 1930, uma casa comercial de Olhão - a Zenith Rádio" - esteve ligada ao código CT1AL e como "Zenith Rádio" proporcionava emissões de palestras e música aos seus ouvintes.

2 comentários:

BC disse...

É fantástico as coisas que eu vejo nos seus blogs. Uma estção de rádio em Olhão nos anos 30? Nunca li em lado nenhum. E parabéns à QSP. Já agora, onde se vende?

Elca disse...

Por acaso não vejo a QSP à venda nos quiosques. Já vi à venda na Aquário, no Porto, mas em mais lado nenhum. Mas parabéns à QSP. Acho é que é muito pouco valorizado o trabalho do Dr. Jorge Guimarães Silva. Não encontro nada melhor sobre a história da rádio do que nos seus sites e blogues.