A Altitude FM comemorou ontem 61 anos. É a mais antiga rádio local portuguesa em actividade e um exemplo a seguir.
A inauguração oficial da estação ocorreu a 29 de Julho de 1948, mas as emissões experimentais têm inicio a partir do quarto de José Maria Pedrosa, um dos internados do Sanatório Sousa Martins, em 1946, e no ano seguinte (1947) foi aprovado, pelo Director do Sanatório - Dr. Ladislau Patrício - o regulamento da Rádio, onde havia já directrizes muito específicas relativamente aos conteúdos e aos elementos afectos às emissões (a designação da rádio tem a ver com uma das principais obras de Ladistau Patrício, "Altitude - O Espírito na Medicina", e serviu também para o título de uma Revista editada pela Federação de Municípios da Beira Serra (mais tarde convertida em Assembleia Distrital), a Revista ALTITUDE.
Inicialmente a estação era propriedade da Caixa Recreativa do Sanatório e depois do Centro Educacional e Recuperador dos Internados no Sanatório Sousa Martins (CERISSM), até à sua extinção. e consequente venda da emissora.
A Rádio Altitude manteve em funcionamento até e por algumas dificuldades de assistência técnica ao emissor de OM, descurou-se a sua manutenção (que era feita até 1994, pelo Dr. Martins Queirós (que era cirurgião pneumologista) , que foi o último director do Sanatório Sousa Martins e a quem se deve a afirmação da Rádio Altitude, a partir de finais da década de 50. Entre 1992 e 1994 havia, nalguns períodos, o desdobramento das emissões em FM e OM com programação diferenciada.
Em 1988, a entidade proprietária da Rádio Altitude – o CERISSM - concorreu a um alvará de Rádio Local em igual circunstância às outras estações locais, não lhe sendo conferido nenhum estatuto especial por ser uma rádio já legalizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário