«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Altitude FM: um exemplo a seguir

A Altitude FM, sediada na Guarda, e a mais antiga emissora local portuguesa em actividade, vai dar início, a 15 de Outubro, à sua nova grelha de programas, onde é notório o cuidado em tratar de assuntos locais, existindo, para isso, vários espaços de informação, de debate, entrevista, etc.. Um importante aspecto é a existência de um Provedor do Ouvinte – figura que apenas está regulamentada para os operadores públicos de Rádio e Televisão.
O novo provedor da Altitude FM é Hélder Sequeira, licenciado em História e Mestre em Museologia pela Universidade de Coimbra, é um conhecedor do meio rádio e da própria emissora, pois foi seu director até 1994, sendo, também, autor do livro “O Dever da Memória – Uma rádio no sanatório da montanha” - um dos raros contributos bibliográficos para a história da rádio portuguesa e onde é retratada a criação e evolução da Rádio Altitude (hoje, Altitude FM). No sítio da estação podem-se ver alguns equipamentos que fizeram história.
A postura da Altitude FM é exemplar e deve ser seguida por outras emissoras. Mais e melhor rádio só se consegue criando-se um canal eficaz e transparente de comunicação entre os ouvintes e a emissora, permitindo, assim, uma relação que só poderá melhorar a prestação de uma estação emissora de radiodifusão sonora.
A Altitude FM pode ser escutada em Frequência Modulada, sendo também detentora de um alvará de Amplitude Modulada, e pode ser escutada em todo mundo através da Internet.

Sem comentários: