«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Rádio Comercial termina relação com António Sérgio

O "Diário de Notícias" anuncia o fim do programa "Nas Horas" (não está online) e a saída de António Sérgio da Rádio Comercial. O programa terá a sua última emissão na madrugada de Sábado, entre as 00h00 e as 03h00.
António Sérgio é uma das referências radiofónicas em Portugal. Segundo o DN, começou na Rádio Renascença, em 1977, com o programa Rotação "Rotações". Em 1980 mudou-se para a então RDP-Rádio Comercial onde apresentou "Rolls Rock" e "Som da Frente". Quando foi criada a XFM, António Sérgio criou "O Grande Delta". Após a extinção daquela emissora, em 1997, o animador voltou à Rádio Comercial - agora privatizada e pertença da Media Capital Rádios - onde realizou vários programas, dos quais se destaca "A Hora do Lobo" - agora denominado "Nas Horas".
Termina, assim, «a magia da música que vem do éter». Falta saber se António Sérgio vai continuar aos microfones de outra emissora. Espero que sim.
ACT. 19 Set. - Segundo Vitor Soares, António Sérgio no «início dos anos 70 podia ser ouvido na mesma Renascença, ao lado de Odete Ferrão, apresentando o "Encontro para dois" ou, então, no "Tic-tac", dois programas que não se identificavam sequer com qualquer cultura musical de vanguarda, antes pelo contrário, e onde imperava a chamada música ligeira».

13 comentários:

Hugo Cunha disse...

Espero que volte depressa, nem que seja noutra emissora, pois era salvo erro, o unico programa de autor diário das nossas rádios nacionais.

ORELHA EXTRA disse...

Único programa de autor das rádios nacionais???? Então e o Calado, o Amaro, o Quintão, entre muitos outros da Antena 3, para já não falar dos programas de autor na Antena 1 e 2????

E sem dúvida alguma que o lugar do Sérgio sempre deveria ter sido numa rádio nacional como a 3 que está mais direccionada para a divulgação da música nova. Espero que seja lá que o encontremos em breve.

Luis Carvalho disse...

Simplesmente, não consigo encontrar palavras para descrever a expulsão do "lobo", da sua "toca"...

A "Hora do Lobo"/"As Horas" era um dos projectos alternativos que faz falta nas rádios nacionais, apostando em música alternativa a nível mundial, destacando-se positivamente das "cassetes fm" geridas por computadores a debitar música...

Sou ouvinte relativamente regular d' A Hora, desde o tempo da Comercial versão rádio rock e, francamente, tive pena de que em 2003 tenha mudado para a Best, emitindo apenas para Lx, Porto, Santarém e Coimbra... e pela Net...

Foi com bastante agrado que, em 2006, constatei o seu regresso para a antena nacional da Rádio Comercial...

A saída do António Sérgio deixa um vazio na rádio portuguesa que espero que em breve seja colmatado com o ASérgio noutra estação...

As minhas palavras são de solidariedade com o António Sérgio, esperando poder ouvir a sua voz grossa, mas afável, noutra rádio...


Cumprimentos,
Luís Carvalho

Hugo Cunha disse...

Eu falei de Segunda a Sexta, pois muitos dessses que tu falas orelha extra deixaram de ter programas diários com a alteração da programação da Antena3. Antena 1 julgo que de segunda a sexta se tiver programa de autor será entre as 00h e as 2h da madrugada. Programas de autor de Segunda a Sexta fica apenas salvo erro a Antena 3 e nunca antes das 19h até as 2h, a antena 2 com alguns programas de música Erudita o RCP e a TSF a 1ª entre ás 23h e as 00h com o Banda Sonora e 2ª entre 22h-1h que tem a Idade da Inocência pois no resto ambas são rádios de conversa onde não são propriamente autorais(não considero o Oceano Pacifco pois muito do que é passado faz parte da playlist habitual, o mesmo com o Feitiço da Lua na Comercial).Se souberem de mais algum digam.Ao Fim de Semana á quase em todas as rádios mas durante a semana não.

João Fialho disse...

Profissionais como o António Sérgio não têm dificuldades em conseguir trabalho noutras rádios.

Com a devida vénia, decidi colocar o "A Rádio em Portugal" nos links do nosso blogue colectivo, no qual também colabora um "radialista" em plena actividade.

Saudações alentejanas para todos.

Anónimo disse...

António Sérgio foi responsável pela educação musical de muito jovem na década de oitenta, ainda que a horas pouco próprias para um estudante/adolescente estar acordado... :) Espero que "a voz" encontre depressa novo espaço.

Anónimo disse...

a Comercial já não é da Media Capital, lembrem-se que o grupo foi comprado pela grupo PRISA, os espanhois, por isso terem lançado o canal M80, que tambem existe em Espanha.

Anónimo disse...

O título induz o leitor em erro... Não foi o António Sérgio que terminou relação com a Rádio Comercial! Foi o contrário...

Jorge Guimarães Silva disse...

Foi o contrário, sim senhor. E o título já está como devia.

Hugo Cunha disse...

Vou deixar aqui uma ideia porque não é contratado pela Antena 1 e vai preencher o espaço de Segunda a Sexta entre as 00h e as 2h.

Anónimo disse...

Uma pequena rectificação: o programa na RR era "Rotações".
Emitia entre as 0 e as 2h e, compreensivelmente, a partir de 1977 apanhou toda a fase do punk e da new wave. Não era fácil ouvir aqueles sons noutras rádios - nem a voz, claro.

Anónimo disse...

Será que vai para a Radar?

Anónimo disse...

Mas onde toca a gora o Homem?
agradeço informação....

machadosantos@sapo.pt