As audiências do primeiro trimestre deste ano, medidas pelo Bareme Rádio da Marktest, não apresentam grandes surpresas, continuando a RFM (do grupo Renascença) a liderar, mas apenas as emissoras do grupo RTP registaram uma subida nas audiências. A Rádio Clube (RCP), do grupo Media Capital (MCR), perdeu mais de 30% dos seus ouvintes - o que é natural - já que o RCP sofreu uma transformação, passando de emissora musical para generalista. Devido ao curto espaço de tempo entre esta alteração e a divulgação do Bareme não é possível tirar conclusões acerca desta queda do RCP nas audiências.
Em termos gerais, a escuta de rádio aumentou, tendo a Audiência Acumulada de Véspera (AAV) crescido 0,7% face ao último trimestre de 2006, atingindo os 55,8%.
Em termos de AAV, a RFM apresentou 12,6%, seguida da emissora mãe, a Rádio Renascença, com 9,6%. No terceiro lugar está a Rádio Comercial (grupo Media Capital - MCR), com 7,2%. A Antena 1 situa-se em quinto lugar, com 5%. Na posição seguinte, e com 4,7%, está a Cidade FM (grupo MCR) e em sétimo lugar está a TSF-Rádio Notícias (grupo Controlinveste) com 4,4%. A Antena 3 (grupo RTP) atingiu 3,8%, seguida da RCP, que apenas conseguiu 2,2%. A Mega FM (grupo Renascença) está em 10.º lugar nas audiências, com apenas 1,3%, mas ainda assim à frente da Best Rock FM (grupo MCR) que só obteve 0,9%. Por último aparece a Antena 2 (grupo RTP), a estação que, pelas suas especificidades, melhor fideliza os ouvintes, continua com 0,7% de AAV.
Para comparação, devem ser consultadas as audiências do período homólogo de 2006 e as do quarto trimestre do ano passado.
Em termos gerais, a escuta de rádio aumentou, tendo a Audiência Acumulada de Véspera (AAV) crescido 0,7% face ao último trimestre de 2006, atingindo os 55,8%.
Em termos de AAV, a RFM apresentou 12,6%, seguida da emissora mãe, a Rádio Renascença, com 9,6%. No terceiro lugar está a Rádio Comercial (grupo Media Capital - MCR), com 7,2%. A Antena 1 situa-se em quinto lugar, com 5%. Na posição seguinte, e com 4,7%, está a Cidade FM (grupo MCR) e em sétimo lugar está a TSF-Rádio Notícias (grupo Controlinveste) com 4,4%. A Antena 3 (grupo RTP) atingiu 3,8%, seguida da RCP, que apenas conseguiu 2,2%. A Mega FM (grupo Renascença) está em 10.º lugar nas audiências, com apenas 1,3%, mas ainda assim à frente da Best Rock FM (grupo MCR) que só obteve 0,9%. Por último aparece a Antena 2 (grupo RTP), a estação que, pelas suas especificidades, melhor fideliza os ouvintes, continua com 0,7% de AAV.
Para comparação, devem ser consultadas as audiências do período homólogo de 2006 e as do quarto trimestre do ano passado.
De referir que só Antena 1, Antena 2, Antena 3, RFM, Renascença e Comercial têm cobertura total do território português, já que são emissoras nacionais. A TSF-Rádio Notícias é a emissora regional Norte, que detém estações retransmissoras no sul do país, assim como a Rádio Clube é a emissora regional Sul, com algumas estações no Norte do país a retransmitiram o sinal que chega de Lisboa. Mega FM e Best Rock também têm sede em Lisboa e a cobertura é complementada com umas poucas estações retransmissoras de Norte a Sul.
1 comentário:
Seria interessante saber-se as audiências sem ser a nível nacional onde fosse possível perceber como estão as rádios regionais e não estarmos a ver sempre a guerra das mesmas...
Enviar um comentário