«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 20 de março de 2007

Rádio Altitude revitaliza as suas emissões em A.M.

A mais antiga rádio local do país – a Rádio Altitude, da Guarda - tomou uma decisão que pode ser considerada corajosa: vai autonomizar a sua emissão em Amplitude Modulada (Onda média, 1584 KHz), criando uma «estação de causas» com objectivos sociais.
Em Portugal, as emissões em Amplitude Modulada têm sido consideradas de “segunda”, mesmo pelos grandes grupos de media, ao contrário do que acontece mesmo aqui ao lado, em Espanha. Assim sendo, é de saudar a Rádio Altitude por “remar contra a maré”.
Segundo o comunicado de imprensa da Rádio Altitude, «O objectivo é ceder períodos de emissão à sociedade civil, assegurando a produção e a trasmissão de programas temáticos da responsabilidade de associações, instituições, movimentos e entidades de natureza cívica que juntem uma abordagem ampla e plural de questões de interesse social.
A decisão de reestruturar a Onde Média acaba por ser também uma homenagem que a Rádio presta ao legado dos seus fundadores – doentes do então Sanatório Sousa Martins – neste ano em que se assinalam 58 anos de emissões regulares e também se comemora o Centenário do Sanatório da Guarda.
Em termos técnicos, o investimento a realizar permitirá emitir em Onda Média através de modulação digital, o que garantirá um sinal sonoro com qualidade equivalente à do FM, captado em qualquer receptor convencional de banda dupla (por exemplo um vulgar auto-rádio, que tanto recebe FM como AM). Esta é, aliás, uma norma à qual está a aderir um crescente número de estações regionais nos países do Norte da Europa.
O facto de o sistema radiante não necessitar – ao contrário do FM – de transmissão em linha de vista, fará também com que a emissão em Onda Média (que não é condicionada pelo relevo) tenha uma área de cobertura exponencialmente maior. A potência atribuída à Rádio da Guarda pode permitir que a emissão seja ouvida com a mesma qualidade praticamente até ao litoral do País».
A Rádio Altitude pode ser escutada na zona da Guarda em Frequência Modulada em 90.9 MHz, em Amplitude Modulada (no periodo nocturno deve ser possível escutar em grande parte do país) em 1584 kHz e em todo o mundo atrvés da Internet em http://www.altitude.fm/.

3 comentários:

Anónimo disse...

A LEI DA RADIO DIZ QUE UMA ESTAÇÃO NAO PODE ESTAR CALADA MAIS DE 2 MESES. A ALTITUDE EM ONDE MEDIA NAO EMITE HÁ MAIS DE 10 ANOS. JA NAO DEVIA TER ESSE ALVARÁ. ALIÁS, NAO ENTENDO PORQUE É QUE POR FALTA DE EMISSÃO CANCELARAM A O.M. DA EMISSORA DAS BEIRAS-RADIO CLUBE DO CENTRO E NÃO CASSARAM O DA ALTITUDE.

SERÁ PORQUE AS CARREIRAS DELES VÃO DAR AO PODER?


JA AGORA, A LEI PERMITE O DESDOBRAMENTO DE EMISSÃO? ACREDITO QUE SIM...

NOTA- PENSO QUE TB FOI CANCELADA UMA LICENÇA NA MADEIRA POR FALTA DE EMISSAO.

Anónimo disse...

porra... a Rádio Mocas já é considerada patromónio mundial.

Sou do tempo em que a ouvia com uma pedra de galena - em AM, claro porque FM só existia na América.

....

«algém dedica a alguém em Cavadoude a dansa das horas por bill alay..»

Anónimo disse...

Dan Mol MARIANA MG BRASIL
estou te ouvindo, ligado na programação
os brasileiros também ouvem os irmãos portugueses!!
um abraço