«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 23 de março de 2007

X Jornadas de Comunicação Social da U.M.

É sob o tema "Novos Media: uma babel às costas", que irão decorrer as "X Jornadas de Comunicação Social da Universidade do Minho", nos dias 27 e 28 de Março, no Auditório ICS/ EE2, Universidade do Minho, em Braga.
Estas jornadas são organizadas pelo GACSUM - Grupo de Alunos de Comunicação Social da Universidade do Minho - tendo um programa bastante interessante:
27 de Março - 09h00 - Sessão de Abertura: Moisés Martins (presidente do ICS), Felisbela Lopes (directora do Curso de Comunicação Social), Hugo Torres (Presidente do GACSUM) .
10h30 - "Reputações virtuais?": Jaime Teixeira (Futebol Clube do Porto), Paulo Brandão (Teatro-Circo), Vasco Ribeiro (Universidade do Porto). M: Helena Sousa.
14h00 - "Futuro sem intermediários?": José Alberto Carvalho (RTP), Pedro Leal (Rádio Renascença), Sérgio Gomes (Público), Paulo Ferreira (Jornal de Notícias). M: Manuel Pinto.
17h30 - Lançamento dos livros "Comunicação e Lusofonia. Para uma Abordagem Crítica da Cultura e dos Media", de Moisés Martins, Helena Sousa e Rosa Cabecinhas; e "Marcas e Identidades", de Teresa Ruão. Apresentação de Moisés Martins.
28 de Março - 09h30 - "Imagem dispensa palavra?": Anabela Gradim (Universidade da Beira Interior), Teresa Cruz (Universidade Nova de Lisboa). M: Moisés Martins.
11h30 - Conferência de Bill Kovach, em colaboração com o Clube dos Jornalistas, autor de "Os Elementos do Jornalismo". Moderação de Joaquim Fidalgo.
14h30 - "Os novos criativos – O consumidor-criador": Pedro Pacheco (criativo), Maria João Vasconcelos, Augusto Fraga (realizador de filmes publicitários). Moderadora Sara Balonas. Exibição do spot de promoção para a realização do teste VIH/SIDA, da autoria de Edna Ramos, Elisabete Morais, Flávio Matos, Manuel Costa e Manuela Couto, alunos finalistas do curso de Comunicação Social da UM (vencedores do concurso promovido pela Comissão Nacional de Luta contra a SIDA)
16h30 - "Vídeo assalta película?": Rodrigo Areias, Augusto Fraga, Vânia Gonçalves, João Rei Lima, Gustavo Fernandes´(realizadores) . Moderação de Branco da Cunha.
A entrada é livre.

2 comentários:

Lord disse...

Curioso, I.S.C.S.P. e U.M. têm jornadas de Comunicação nos mesmo dias.

O Vigilante disse...

Tive a oportunidade de assistir às jornadas de comunicação, mesmo não sendo da Universidade do Minho, e achei mesmo muito interessante.

A palestra da parte da tarde foi muito mais interessante do que de manhã, pena que ainda se pratique a pontualidade portuguesa, começando 40 minutos depois da hora, mas mesmo assim valeu a pena.