«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 10 de março de 2007

RCP: o português mais importante da história da rádio e da tv

Para comemorar os 50 anos da televisão em Portugal, a Rádio Clube (RCP) decidiu eleger duas personalidades nacionais que melhor representam a rádio e a televisão nacionais, através da votação dos ouvintes. Até ao dia 19 Março os ouvintes da RCP podem votar numa lista de dez personalidades de rádio e dez da televisão, que foram escolhidas pela redacção da estação.
Na categoria “Rádio” temos: A) Adelino Gomes; B) António Sala; C) Fernando Alves; D) Fernando Correia; E) Fernando Magalhães Crespo; F) Igrejas Caeiro; G) Joaquim Furtado; H) João David Nunes; I) Luís Filipe Costa; J) Sena Santos. Para “Televisão”, os ouvintes podem votar em: A) Carlos Cruz; B) Carlos Pinto Coelho; C) Emídio Rangel; D) Herman José; E) Joaquim Letria; F) José Eduardo Moniz; G) José Hermano Saraiva; H) Maria Elisa Domingues; I) Luís Andrade; J) Ricardo Araújo Pereira.
Até 19 de Março, João Adelino Faria vai entrevistar os nomeados no programa da manhã, "Minuto a Minuto". no dia 20, numa emissão especial do "Minuto a Minuto", João Adelino Faria vai moderar um grande debate entre figuras da televisão e da rádio e, obviamente, anunciar a classificação.
Segundo o Jornal “Público”, «esta é uma forma de premiar os melhores entre os melhores profissionais de rádio e televisão». Parece ter sido uma preocupação da RCP eleger um candidato vivo, porque, entre os já desaparecidos, existem muitos que merecem o(s) título(s). E entre os candidatos a uma e outra categoria, são, também, muitos os que já passaram pelos dois meios.
Para votar num candidato da Rádio é só enviar um SMS, escrever Maisradio (deixar um espaço) e escrever a letra referente a cada nomeado. Depois é só enviar para o 4443 (0.45€). Para votar no candidato de televisão o procedimento é o mesmo. Enviar um SMS, escrever MaisTV (deixar um espaço) e escrever a letra referente a cada nomeado. Depois é só enviar para o 4443 (0.45€). O serviço estará disponível até ás 0h do dia 20 de Março.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais um atentado à inteligência dos portugueses. Só os vivos? Os reis da rádio e da televisão estão já desaparecidos (não tirando mérito aos nomeados, claro)e posso citar alguns: Fernando Pessa, Fialho Gouveia, Matos Maia, Henrique Mendes, Artur (inspector)Varatojo, Pedro Moutinho, Fernando Curado Ribeiro,Alfredo Alvela, entre tantos outros que foram caindo no esquecimento.E ainda vivos: Artur Agostinho,Olga Cardoso (sim, as mulheres também fazem parte da rádio), José Duarte... e tantos, tantos...
Mas de certeza que a redacção do RCP não conhece.

Anónimo disse...

E Júlio Isidro, José Nuno Martins (actual provedor da RDP)...

Toesnaper disse...

Pois é,

mais um critério entre tantos outros, cada vez mais iguais.
"O Português mais importante da história da rádio" vivo(?) (Meu Deus como isto vai. Será que a história da rádio e da comunicação em geral é assim tão curta, ou isto é reflexo da nossa mais recentemente cultivada memória social? ).

Não nos consigamos lembrar mais do que os casos "Casa Pia", e não nos esqueçamos de que "António de Oliveira Salazar" é o maior Português...." é o lema! É esta a História a que se quer resumir este país?...

Descansa em paz, meu pai, feliz decerto por não veres isto!

Pedro Alvela

Anónimo disse...

... e que mais dizer, mais uma vez se vem provar que somos um povo de memoria curta, após a barbaridade que foi a eleição do melhor português, os nossos queridos e adorados portugueses voltam a esquecer muitos daqueles que foram grandes e que já não estão entre nós, cabenos pepétuar a sua memória lembrando sempre que sem eles nós não seriamos o que hoje somos.Faço minhas as palavras de meu irmão!
Miguel Alvela