«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 22 de setembro de 2005

A música portuguesa na Antena 1

Recebi nos últimos dias dois e-mails que referem algumas dezenas de artistas que estão fora da programação da Antena 1. Não posso confirmar se os artistas referidos estão realmente fora da programação da Antena 1, pois só esporadicamente é que escuto esta emissora.
A lista refere artistas como Amália, Adriano Correia de Oliveira, Carlos Mendes, José Afonso, Anamar, Fernando Girão, Júlio Pereira, Pedro Barroso, Tet Vocal, José Mário Branco, Paulo de Carvalho e toda a música de Coimbra (deduzo que sejam os fados).
É verdade que não são artistas que estão nos tops, mas a Antena 1 também não é uma estação que só passa os discos que estão na moda. Se a exclusão de alguns artistas portugueses não é intencional é uma situação que deve ser rapidamente corrigida, se é, então é censura, o que é inadmissível numa estação pública.
O director da RDP, Rui Pêgo, foi informado desta lista através de um e-mail enviado por Álvaro José Ferreira, que também se congratulou com o facto de o programa “Lugar ao Sul” - de que ele é um defensor - voltar a ser emitido aos sábados a partir das 09 horas da manhã, mas contestou a redução da duração do programa, de duas para um hora.

9 comentários:

Anónimo disse...

Do pouco que escuto da Antena 1 verifico que passa uma % de musica nacional muito acima da média (como é seu dever). Todavia esses e outros artistas estão de facto (infelizmente) ausentes da sua programação. Quanto à produção estrangeira que roda na rádio pública, salvo rarissimas excepções, em nada se distingue do que passa nas rádios privadas, o que é uma pena.
CarlosL

Anónimo disse...

A lista, que já tive oportunidade de ler, é correcta.

Também deve dizer-se, em abono da verdade, que a ANTENA 1 passa mais música nacional que qualquer outra rádio em Portugal (como, obviamente, é seu dever), mas essa percentagem é hoje MENOR do que era há dois ou três anos.

Isso é o resultado do consulado PSD/ALMERINDO MARQUES/LUÍS MARQUES/LUÍS MARINHO/TIAGO ALVES à frente da rádio pública.

Uma equipa a que obviamente urge pôr fim, a bem da cultura nacional.

Anónimo disse...

Tem toda a razão.

A ausência de música nacional de qualidade, a falta de atenção à cultura material das populações portuguesas dentro e fora do território nacional, o descuido da actualidade informativa cultural, a ausência da grande reportagem, bem como aliás de jornalismo sério e independente, é a consequência por um lado da política de vistas curtas, da incompetência, da inépcia e de mediocridade intelectual do sr. António Luís Marinho como director de informação e de programas, e, por outro, como se diz nessa lista, do consulado PSD/ALMERINDO MARQUES/LUÍS MARQUES/ANTÓNIO LUÍS MARINHO à frente da RTP. Acresce agora a esta lista o nome de JOÃO BARREIROS, o "boy" deixado por António Luís Marinho à frente da informação da Antena 1 e dos canais da RDP.

O sr. António Marinho, depois de ter estragado a RDP com a sua incompetência e com a sua política de arrogância e prepotência, foi fazer o mesmo na RTP, a pedido do seu amigo Luís Marques. Basta ver a forma como foi nomeado para substituir um director independente e sério, que era José Rodrigues dos Santos.

Ao contrário do que apregoa, o sr. António Luís Marinho não tem um grande currículo jornalístico. Só pode ostentar no seu c.v. a serventia que faz ao PSD e os cargos de chefia e de direcção que teve à conta disso na Lusa, na RDP e agora na RTP.

Anónimo disse...

E porque razão a Antena 1 - RDP tem (ou tinha) um programa com A MÃE DE PAULO PORTAS???

Quanto ganhava a velhinha HELENA SACADURA CABRAL por fazer um programa de conversa de "chacha" a desoras da madrugada???

O que acrescentou isso à audiência da Antena 1? Compensou a despesa? Chegou para a senhora levar o filho a esquiar a Aspen, no Colorado (EUA)?

Anónimo disse...

E, já que falam na lista, ei-la:

Num breve exercício de cidadania, aqui fica o resultado destes anos de consulado PSD/Almerindo Marques/Luis Marinho/Tiago Alves/Rui Santos (chefe de playlist) na Antena 1, Ex-Rádio Pública Portuguesa.

Que alguém tenha vergonha!

BANIDO DA "PLAY-LIST":

Adriano Correia de Oliveira
Afonso Dias
Ala dos Namorados
Amália
Amélia Muge
Ana Sofia Varela
Anabela
Anamar
António Chainho
António Pinto Basto
Argentina Santos
Attambur
Banda do Casaco
Brigada Vitor Jara
Camaleão Azul
Canto Nono
Carla Pires
Carlos Alberto Moniz
Carlos Paredes
Célia Barroca
Ciganos D’Ouro
Corvos
Cristina Cross
Dazkharieh
Duo Ouro Negro
Fernando Girão
Fernando Maurício
Filipa Pais
Filipe Santos
Francisco Mendes
Francisco Naia
Frei Fado d’El rey
Gaiteiros de Lisboa
Gil do Carmo
João Braga
João Chora
João Gil
João Lóio
Joel Xavier
Jorge Fernando
Jorge Rivotti
José Cid
José Peixoto
Júlio Pereira
Luis Goes
Maio Moço
Manuel Freire
Marenostrum
Marta Dias
Navegante
Né Ladeiras
Negros de Luz
Nuno da Câmara Pereira
Nuno Guerreiro
Orquestra Nova Harmonia
Paula Teixeira
Pedro Barroso
Pedro e os Apóstolos
Pedro Jóia
Pilar
Quadrilha
Rão Kyao
Simone de Oliveira
Janita Salomé
João Afonso
Quinta do Bill
Quinteto Amália
Quinteto de Jazz de Lisboa
Real Companhia
Realejo
Ronda dos 4 Caminhos
Segue-me á Capela
Sons da Lusofonia
Terrakota
Tet Vocal
TODA A MÚSICA DE COIMBRA
Zeca Medeiros

PASSAGENS RESIDUAIS
(e quase sempre os mesmos 1 ou 2 temas).Muitas vezes apenas se ouviram para autopromoção dos "Discos Antena 1"

Adelaide Ferreira
Aldina Duarte
André Sardet
António Variações
Belle Chase Hotel
Beto
Carlos do Carmo
Cristina Branco
Diana Basto
Dulce Pontes
Entre Aspas
Eugénia Melo e Castro
Fausto
Fernando Tordo
GIG
Heróis do Mar
Jáfumega
José Afonso
José Mário Branco
Kátia Guerreiro
Maria João e Mário Laginha
Marta Plantier
Mísia
Paulo Bragança
Paulo de Carvalho
Paulo Gonzo
Pólo Norte
Santos e Pecadores
Sérgio Godinho
UHF
Vitorino
Vozes da Rádio
Xutos e Pontapés

Anónimo disse...

Só um esclarecimento:
O SR. RUI PEGO NÃO É DIRECTOR DA RDP.
Isso queria ele... :)))
Ele é "director de Programas da Antena 1".
Isso faz toda a diferença.
Não dirige a INFORMAÇÃO DA ANTENA 1 nem a RDP INTERNACIONAL nem a RDP ÁFRICA nem a ANTENA 2 nem a ANTENA 3 nem a RDP AÇORES nem a RDP MADEIRA.
É esta a "pequena" diferença...

Anónimo disse...

À expressão da lista que toda a gente leu e cita, do "consulado", deveriam acrescentar:

CONSULADO PSD/ALMERINDO MARQUES/LUÍS MARQUES/LUÍS MARINHO/TIAGO ALVES/JOÃO BARREIROS/RUI PEGO.

Sendo que os novos são João Barreiros, o "boy" deixado por Luís Marinho na Direcção de Informação da Antena 1 quando saiu para a RTP, e Rui Pego, mais outro da família de amigos, que são visita de casa e que partilham entre eles o pecúlio que a rádio pública RDP lhes ofecere...

É esta a pandilha que está a destruir o serviço público de rádio português.

Anónimo disse...

abaixo o colonialismo musical anglo-saxónico

Anónimo disse...

Prezados amigos boa noite, sou Edson Pontes sou Brasileiro e como não tenho nenhum contato em Portugal, eu estou enviando para a vossa rádio, um link das minhas músicas para que se possível apresentem para os portugueses, já que eu tenha descendência portuguesa fico grato pela atenção, um forte abarco Edson Pontes
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/edsonpontes/