«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 23 de setembro de 2005

MCR altera frequências da Cidade FM

No próximo dia 1 de Outubro, a Cidade FM vai mudar de frequência de emissão. esta estação passará a ser sintonizada em 90.0 MHz no Porto e 91.6 MHz em Lisboa.
O director geral da Media Capital Rádios (MCR), Pedro Tojal, diz que esta troca de frequências vai permitir à Cidade FM «chegar ao seu público com maior potência, levando-lhes a música com a qualidade de som que eles merecem».
A Cidade FM vai ocupar as frequências da Rádio Voxx, que dará por findas as suas emissões. Para as frequências que irão deixar de ter a Cidade FM, a MCR prepara uma nova emissora: a Foxx FM.

15 comentários:

Anónimo disse...

A Voxx deixou saudades. Ficou um vazio que certamente ninguém mais vai preencher. Muito menos a Média Capital, com as suas "rádios" submetidas à ditadura fascista das play-lists (à qual escapa o programa "Hora do Lobo", que é a excepção que confirma a regra; o António Sérgio atingiu um estatuto que mais ninguém vai conseguir atingir nestes tempos mais próximos).

Anónimo disse...

Ou a MCR coloca o emissor no Monte da Virgem ou a qualidade de cobertura vai ser pior que o de Gaia - 107.2

Anónimo disse...

Ou a MCR coloca o emissor no Monte da Virgem ou a qualidade de cobertura vai ser pior que o de Gaia - 107.2

Anónimo disse...

Anonymous said...
Ou a MCR coloca o emissor no Monte da Virgem ou a qualidade de cobertura vai ser pior que o de Gaia - 107.2

Nos primeiros tempos após a liberalização do FM, o emissor que servia os 90 MHz estava situado no alto do edifício da Cooperativa dos Pedreiros, na R. da Alegria, em plena cidade do Porto. Não sei se ainda está lá mas, se estiver, não será fácil arranjar no Porto uma cobertura melhor do que aquela.

Luis Carvalho disse...

Convém recordar que a cobertura dos 90.0 Porto é inferior aos 107.2 Gaia. Esta alteração de frequências vai apenas beneficiar os ouvintes dentro das cidades de Lisboa e Porto, uma vez que os 107.2 Amadora e os 91.6 tem coberturas praticamente idênticas, chegam ambas até Alverca e Montemor o Novo. A partir daí são interferidas por outras rádios.


Cumprimentos,
Luís Carvalho

Anónimo disse...

Caro Luís Carvalho, eu também não entendo muito bem a razão da mudança da frequência da Cidade FM que cobre a região do Porto, dos 107,2 para os 90 MHz.

A frequência de 107,2 MHz está atribuída ao concelho de V. N. de Gaia, enquanto que a de 90 MHz está atribuída ao concelho do Porto.

Se em 107,2 MHz a Cidade FM não possuía a cobertura desejada pela MCR, bem poderia esta colocar o seu emissor no Monte da Virgem, que também está no concelho de V. N. Gaia e onde a Média Capital já possui uma grande torre, a partir da qual são irradiadas as emissões da TVI. Se já lá está um emissor de televisão, não me digam que não conseguem arranjar espaço para acomodar também um emissor de FM relativamente pequeno, com a potência de 5 kW ou perto disso.

Seja como for, não é porque a Cidade FM vai mudar de frequência que eu vou passar a escutá-la. A antiga Rádio Voxx, sim, eu ouvia-a com alguma regularidade, com a sua música alternativa quase sempre de boa qualidade e os seus spots humorísticos. Agora a Cidade...

Presentemente, no FM, só escuto a Antena 2 e o programa do António Sérgio, "A Hora do Lobo", que é transmitido de terça a sábado, das 0 horas às 2 da madrugada, na Best Rock FM. De resto, o que eu ouço é ondas curtas: Rádio Áustria 1 Internacional, BBC, Rádio França Internacional, Voz da América, Rádio Televisão Belga da Comunidade Francesa e, mesmo, a Rádio Nova Zelândia Internacional, que ultimamente tem chegado aqui a Portugal em muito boas condições.

Não tenho pachorra para aturar "rádios" de FM onde um computador é que decide o que é que se vai escutar a seguir e onde os locutores são reduzidos à condição de meros papagaios. O que prevalece no FM nacional é o domínio do homem pela máquina e não o contrário. Enquanto assim fizerem, não contem comigo como ouvinte. :-(

Luis Carvalho disse...

"Não tenho pachorra para aturar "rádios" de FM onde um computador é que decide o que é que se vai escutar a seguir e onde os locutores são reduzidos à condição de meros papagaios. O que prevalece no FM nacional é o domínio do homem pela máquina e não o contrário. Enquanto assim fizerem, não contem comigo como ouvinte. :-(
"


Caro Fernando, subscrevo o que disse. O FM está "infestado" de lixo radiofónico onde o computador é o "chefe". Perdeu-se o conceito de rádio para dar lugar ao conceito de Jukebox. Sem dúvida, a Onda Curta é uma excelente alternativa, tenho pena de a qualidade de recepção em minha casa não ser das melhores, eu limito-me a ouvir os noticiários na Antena 1 e TSF e por vezes a Antena 3. De resto, apesar de haver aqui no Alentejo rádios locais que apostam em animadores, a sua programação deixa muito a desejar.

Também por vezes oiço a RNE e as rádios inglesas na Onda Média, quando estou perto de Espanha também oiço em FM. Resultado: a nossa rádio não vale nada comparadamente com as melhores rádios de outros países. De noite, a RNE 1 e 5, a Punto Radio, a Cadena SER, a Cadena COPE e outras emissoras do país
vizinho tem programas onde a interacção ouvinte/estúdios sobrepõem-se à música e há bons animadores com conversas por vezes bastante interessantes. Em Portugal vivemos numa "república das bananas" onde o ouvinte é espezinhado pelas rádios que só tem interesses económicos.

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Anónimo disse...

Os 90.0 do Porto já não tem RDS "__VOXX__".

Anónimo disse...

O 90.0 Porto já não emite o RDS "__VOXX__"

Anónimo disse...

Num breve exercício de cidadania, aqui fica o resultado destes anos de consulado
PSD/Almerindo Marques/Luis Marinho/Tiago Alves/Rui Santos (chefe de playlist) na Antena 1,
Ex-Rádio Pública Portuguesa.

Que alguém tenha vergonha!





Banidos da Play-list!!!




Adriano Correia de Oliveira

Afonso Dias

Ala dos Namorados

Amália

Amélia Muge

Ana Sofia Varela

Anabela

Anamar

António Chainho

António Pinto Basto

Argentina Santos

Attambur

Banda do Casaco

Brigada Vitor Jara

Camaleão Azul

Canto Nono

Carla Pires

Carlos Alberto Moniz

Carlos Paredes

Célia Barroca

Ciganos D’Ouro

Corvos

Cristina Cross

Dazkharieh

Duo Ouro Negro

Fernando Girão

Fernando Maurício

Filipa Pais

Filipe Santos

Francisco Mendes

Francisco Naia

Frei Fado d’El rey

Gaiteiros de Lisboa

Gil do Carmo

João Braga

João Chora

João Gil

João Lóio

Joel Xavier

Jorge Fernando

Jorge Rivotti

José Cid

José Peixoto

Júlio Pereira

Luis Goes

Maio Moço

Manuel Freire

Marenostrum

Marta Dias

Navegante

Né Ladeiras

Negros de Luz

Nuno da Câmara Pereira

Nuno Guerreiro

Orquestra Nova Harmonia

Paula Teixeira

Pedro Barroso

Pedro e os Apóstolos

Pedro Jóia

Pilar


Quadrilha

Rão Kyao

Simone de Oliveira

Janita Salomé

João Afonso

Quinta do Bill

Quinteto Amália

Quinteto de Jazz de Lisboa

Real Companhia

Realejo

Ronda dos 4 Caminhos

Segue-me á Capela

Sons da Lusofonia

Terrakota

Tet Vocal

TODA A MÚSICA DE COIMBRA

Zeca Medeiros










Passagens residuais (e quase sempre os mesmos 1 ou 2 temas).
Muitas vezes apenas se ouviram para autopromoção dos Discos Antena 1





Adelaide Ferreira

Aldina Duarte

André Sardet

António Variações

Belle Chase Hotel

Beto

Carlos do Carmo

Cristina Branco



Diana Basto

Dulce Pontes

Entre Aspas

Eugénia Melo e Castro

Fausto

Fernando Tordo

GIG

Heróis do Mar

Jáfumega

José Afonso

José Mário Branco

Kátia Guerreiro

Maria João e Mário Laginha

Marta Plantier

Mísia

Paulo Bragança

Paulo de Carvalho

Paulo Gonzo

Pólo Norte

Santos e Pecadores

Sérgio Godinho

UHF

Vitorino

Vozes da Rádio

Xutos e Pontapés

Anónimo disse...

Parece que já começou a operação de cosmética: já tiraram a ferrugem dos 90.0. Agora basta aumentarem a potência e já está! Pergunta: Porque é que durante em ano e meio a MCR deixou esta frequência totalmente ao abandono com uma qualidade de som próxima do "low - fi"? Quem gosta de música alternativa não tem direito a ouvir a emissão com a mesma qualidade que os "putos" da Cidade?

Anónimo disse...

Se o Pedro Tojal e a MCR acham que vão conseguir cativar os ouvintes da ex-Voxx, estão muito enganados! A 91.6 passava a melhor música da rádio e agora é só bimbices! Tenham vergonha de acabarem com mais uma rádio alternativa e serem mais uma igual às outras comerciais!

Anónimo disse...

Subscrevo: de novo os ouvintes dos miticos 91.6 estão orfãos de Rádio: Primeiro com o fim abrupto da XFM em 1997 e agora com esta morte lenta da Voxx. A diferença é que agora a luz ao fundo do tunel está definitivamente apagada.

Anónimo disse...

É verdade... já a Radio Marginal foi o mesmo, manteve o nome mas quanto ao resto... se bem que aqui não houve um decrescimo de qualidade mas sim alteração de programação. Quanto à Cidade FM... bem... mau por mau mais valia quando lá andavam os brasileiros, ao menos esses tinham alguma graça a apresentar os programas apesar da musica ser fraquinha.

Anónimo disse...

IMPORTAM E DE DEIXAR DE TRETAS E DIZER KUAL E A FREQUENCIA DA CIDADE FM EM AVEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!JA TOU A FIKAR FARTA!NAO SABEM FAZER OUTRA KOISA SENAO INSULTAR OS OUTROS?
SE NAO GOSTAM NAO ESTRAGAM!!!!!NAO GOSTAM NAO KOMEMTAM PORK SE POR AKASO EU FOSSE A ALUM FOTOBLOG DOS VOSSOS TAMBEM DIZIA K AS VOSSAS FOTOS ERAM UMA VALENTE MERDA!!!!!!!!!!!!!!E K NAO VALEM NADA E DEPOIS ATA PAGAVA PARA VER AS VOSSAS KARAS DE FODIDOS(AS) E K AVIAM DE FICAR MUITOS/AS GIROS/AS!!!!!!POR ISSO VEJAM LA SE KRITIKAM MENOS E SE KALAM MAIS!
EU SEI PERFEITAMENTE K AS VERDADES SAO PARA SER DITAS MAS VOSES NAO MERECEM DIZER NADA POR ISSO ESTEJAM KALADOS!!!!!!!!
FIKEM MAL!