«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

75 Anos de Rádio Pública em Livro

Aí está o livro "A Nossa Telefonia" - que comemora os 75 anos da Emissora Nacional de Radiodifusão (hoje, Rádio e Televisão de Portugal). A coordenação é do jornalista Joaquim Vieira.

O livro é editado pela "Tinta da China", tem 226 páginas e um preço de € 44,00.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Receptor do Futuro Inventa-se em Portugal

É em Portugal, mais concretamente na Universidade de Aveiro, que os receptores radiofónicos do século XXI se desenvolvem:

"No Futuro, as pessoas poderão assim adquirir um único aparelho para vários fins, ao contrário dos rádios actuais que, quando saem de fábrica, já têm uma função pré-determinada. 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mais Incentivos do Estado Para a "Star FM" que Para Emissoras Locais

O Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) divulgou a lista de estações emissoras de radiodifusão sonora que receberam o "Incentivo à Consolidação e ao Desenvolvimento das Empresas de Comunicação Social Regional e Local", em 2010.  O valor total distribuído foi de 613 860,77 euros.

O que a maior parte das pessoas se vai questionar é como foi possível que existam emissoras locais que recebem à volta de 5000 euros de ajudas e a "Star FM" - emissora que substituiu o Rádio Clube e que pertence à MCR - receba quase 30 000 euros?  E a M80 de Cantanhede - que é uma restransmissora da M80 de Lisboa, também da MCR - receba mais de 4000 euros?

A lista pode ser descarregada no sítio do GMCS, mas como parecem existir algumas dificuldades na visualização fica aqui a lista completa:



sábado, 13 de novembro de 2010

Revista QSP Festeja 30 Anos

A "QSP - Revista de Rádio e Comunicações" está a comemorar 30 anos de actividade. Desde 1980, que todos os meses a rádio e os aficionados pelo meio (amadores e profissionais) têm nesta publicação informações técnicas, notícias, curiosidades, etc..

A "QSP" é a única revista portuguesa sobre rádio e a única publicação nacional - e uma das raras no mundo - com uma secção dedicada à História da Rádio. Neste mês, em que a "QSP" comemora 30 anos, é dada a conhecer a história do código de chamada CT1AL, que identifica o seu director, Eng. Adelino Francisco, e a própria revista.

Remonta a 1924 a génese do código CT1AL (na altura P1AL), tendo sido vários os radioamadores que eram identificados por ele. Na década de 1930, uma casa comercial de Olhão - a Zenith Rádio" - esteve ligada ao código CT1AL e como "Zenith Rádio" proporcionava emissões de palestras e música aos seus ouvintes.

sábado, 6 de novembro de 2010

Que Serviço Público de Rádio é Este?

Pode ser um pormenor técnico na Antena 1 e numa outra emissora até sem importância de maior, mas dado o nível de profissionalismo que deve ser exigido à emissoras que prestam serviço público de radiodifusão, fica aqui uma queixa de um ouvinte:

"A RDP, por intermédio do sinal RDS da Antena 1, faculta o acerto automático da hora em receptores que disponham deste serviço. Sucede que desde a mudança da hora, que o sinal não é actualizado, induzindo todos os receptores em erro. Reclamei já ontem por telefone cerca das 12H00 e até hoje às 13h00 o serviço continua errado. Se a RDP entende que o serviço não é essencial, extingam o serviço.

De lamentar que a situação é recorrente e recorrentes também são os meus telefonemas de 6 em 6 meses. Houve um ano que o sinal esteve errado por 72H.

Esperando que pelo menos no sinal horário o País ande a horas,

F Gama".

Este ano bateu o recorde e falta saber se o relógio do RDS das restantes emissoras da RTP estava, ou não, certo. Com o dinheiro dos contribuintes que se gastou para manter a hora certa ao milésimo de segundo (ou, até, menos) isto não pode ser admissível.

Negócio da Rádio Europa-Lisboa Anulado

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Alterações À Lei da Rádio

O texto final da Lei da Rádio foi aprovado, na sexta-feira  no Parlamento, com os votos favoráveis do PS e a abstenção do PSD e do CDS-PP. Os partidos de esquerda - PCP, BE e Verdes - votarem contra o documento. 

Esta alteração revoga a Lei n.º 4/2001, de 23 de Fevereiro (entretanto alterada pelas Leis n.º 33/2003, e n.º 7/2006). Esta alteração deve-se a uma proposta de lei do Governo e tem duas alterações significativa: o alargamento dos prazos das licenças de 10 para 15 anos e reintrodução de quotas da música portuguesa editada nos últimos doze meses.