«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 24 de abril de 2010

96 anos de Programas radiofonicos em Portugal

Foi em Lisboa, a 24 de Abril de 1914, que Fernando Cardelho de Medeiros adaptou um microfone a um pequeno emissor de Telegrafia Sem Fios e efectuou aquele que pode ser considerado o primeiro programa de radiofónico português.

Sendo um aficionado da Telegrafia Sem Fios, Fernando Cardelho de Medeiros possuía vários livros estrangeiros sobre o assunto. Como aluno de engenharia, começou, em 1914, a montar pequenos emissores e a fazer tentativas de transmissão em “fonia”. Nos primeiros ensaios limitava-se a dizer apenas disse “Está lá? Ouve bem?”. Estes ensaios eram escutados pelo Dr. Lomelino, que morava a 100 metros de distância, A escuta era, certamente, efectuada com um receptor de galena.

Foi no dia do seu aniversário, a 24 de Abril de 1914, que Fernando Cardelho de Medeiros fez a transmissão que pode ser considerada o primeiro programa de rádio português. Pediu emprestado um gramofone de campânula e alguns discos e preparou-se para a primeira transmissão radiofónica portuguesa. A emissão consistiu na leitura de uns tratados franceses sobre Telegrafia Sem Fios e na emissão, com o gramofone, do “Festival de Wagner”. Segundo Fernando Cardelho de Medeiros, em declarações à revista “Rádio Semanal” de 21 de Agosto de 1937, foi escutado por 3 ou 4 senfilistas.

Se o programa efectuado a 24 de Dezembro de 106, por Reginald Aubrey fesseden, é considerado o primeiro programa de rádio, também esta emissão de Fernando Cardelho de Medeiros pode ser considerada como o primeiro programa de rádio português.

Após esta emissão pioneira, Fernando Cardelho de Medeiros manteve o silêncio, provavelmente muito por culpa da I Guerra Mundial, que dificultou ainda mais a aquisição do material técnico necessário para a construção de emissores de telefonia. Este pioneiro só regressaria às experiências de Telefonia Sem Fios em 1926, criando a “Estação do Posto Rádio-Telefónico de Lisboa CT1BM”. 

Em 1930, dedica-se em pleno à radiodifusão e montou a “CS1AA - Rádio Hertz”, em Onda Média, emitindo, também, em Onda Curta como “CS1AB - Rádio Hertz”. Alguns anos depois, A “Rádio Hertz” acabaria por mudar de nome para “Rádio Continental”, pois Fernando Medeiros dizia que “Hertz” era difícil de pronunciar e entender. Um dos indicadores disso era a correspondência que recebia. Algumas cartas eram endereçadas à “Rádio Esso”. Em 1937 o seu indicativo era “CS2ZE – Rádio Continental”. De referir que o "Clube Radiofónico de Portugal" utilizou as instalações e o indicativo CS1AA da "Rádo Hertz" até 1935.

1 comentário:

Perdido disse...

Não vejo nada em mais lado algum a evocar a efeméride. Será que anda tudo a dormir? Que andam a fazer os investigadores (se é que os há) do Museu da RTP?