«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Rádio na Ilha da Madeira

A "QSP - Revista de Rádio e Comunicações" apresenta, na sua edição de Maio, o artigo "primórdios da Rádio na Madeira". Este texto relata o que foi a rádio na na Ilha da Madeira até 1939, ano em que devido à Segunda Guerra Mundial, todos os emissores amadores tiveram de encerrar e as emissoras de radiodifusão tiveram que se associar (em Lisboa e no Porto) ou encerrar.

O texto também é publicado no "Notícias de Viseu" e  o sítio deste semanário apresenta uma parte do publicado na "QSP - Revista de Rádio e Comunicações" e na edição em papel daquele jornal.

"Em 1933, Thiago de Aguiar cria, no Funchal, a primeira estação de radiodifusão da Madeira. O posto manteve como nome o indicativo CT3AG que era o código de chamada do seu proprietário, enquanto radioamador".

Sem comentários: