Termina hoje, em Barcelona, o NAB European Radio Conference, onde estão reunidos especialistas do meio para discutir o presente e o futuro da radiodifusão. Neste encontro esteve em destaque a rádio digital, que dispõe de plataformas de difusão (via satélite, via Internet, etc.) que abrem novos caminhos.
Gerry Fabio, especialista em consultadoria de marketing e o orador que abriu a conferência, disse que «a indústria da rádio está muito mal explorada». Esta afirmação baseia-se no facto de a radiodifusão sonora, actualmente, é mais que uma simples emissora de áudio, pois, com os recursos da Internet, as estações passam a dispor de ferramentas até agora exclusivas dos jornais e da televisão, como fotos, texto e vídeo, além de permitir que se crie arquivos de programas, disponíveis a todos. Sem dúvida que a Internet é uma plataforma alargada para desenvolvimento de novos produtos radiofónicos e uma fonte de receitas.
Gerry Fabio, especialista em consultadoria de marketing e o orador que abriu a conferência, disse que «a indústria da rádio está muito mal explorada». Esta afirmação baseia-se no facto de a radiodifusão sonora, actualmente, é mais que uma simples emissora de áudio, pois, com os recursos da Internet, as estações passam a dispor de ferramentas até agora exclusivas dos jornais e da televisão, como fotos, texto e vídeo, além de permitir que se crie arquivos de programas, disponíveis a todos. Sem dúvida que a Internet é uma plataforma alargada para desenvolvimento de novos produtos radiofónicos e uma fonte de receitas.
Como curiosidade, os jornalistas do “Diário Económico” e da “Meios & Publicidade” viajaram para o NAB European Radio Conference a convite da Rádio Renascença, uma estação que tem estado bastante atenta aos desenvolvimentos do meio.
O “D.E.” apresenta duas notícias: A Rádio está muito mal explorada e Anunciantes e rádios fazem “lobby” pela auto-regulação (acesso online mediante pagamento). Também o “M&P” fez dois artigos: NAB: Colocar a rádio onde está a carteira e NAB: Não à regulação, viva a auto-regulação… na publicidade.
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