«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Homenagem a Milú, na RTP 1

Maria de Lourdes de Almeida Lemos – mais conhecida como Milú - é uma figura da rádio, do teatro e do cinema português e foi homenageada no passado dia 10 de Maio, no Teatro Municipal S. Luiz. Hoje, a RTP 1, às 22h35, transmite a cerimónia, que contou com a presença de S. Ex.ª o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, Artur Agostinho, Raul Solnado, Eládio Clímaco, Ricardo Carriço, Maria João Luís, Ricardo Trepa, entre outros, e onde actuaram Xutos e Pontapés, Ala dos Namorados, Sérgio Godinho e Katia Guerreiro. A apresentação ficou a cargo de Sónia Araújo e Virgílio Castelo.
No “Jornal de Notícias” de hoje também se pode ler uma entrevista a Milú onde ela fala da sua primeira experiência na rádio «(…) Ouvia muito a rádio, era uma miúda cheia de vida, nunca estava calada. A Rádio Graça era a minha preferida. Um dia telefonei para lá, a saber se poderia ir lá cantar. Responderam-me que fosse quando quisesse. E um dia fui e cantei um tema do Tomás de Alcaide, "O amor é cego e vê, não sei porquê..." Foi assim. E depois trabalhei muito, e com muito prazer».
Para muitos, ela continua a ser a “Menina da Rádio”, papel que lhe estava reservado no filme de Artur Duarte, mas que não pôde aceitar, porque estava a caminho de Espanha, onde fez dois filmes. O papel de “A Menina da Rádio” acabou por ser interpretado por Maria Eugénia.

Sem comentários: