«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Dicas para falar ao microfone

Está em inglês, mas é fácil compreender as sugestões.


P.S. - Este vídeo foi retirado da página da Internet dos microfones Rode.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou a ver a RTP2 e fiquei a conhecer este blog, gostei muito deste post sobre técnica de falar ao microfone. Na realidade não tenho qualquer experiência de rádio, contudo, sou músico e realmente achei interessante aquilo que o sr falou ali, especialmente na parte em que critica quem utiliza um filtro de choque, vamos-lhe chamar assim, realmente, se estudar-mos o microfone não precisamos disso para nada.

Bom post

Anónimo disse...

Olá Jorge
Há muito tempo que não espreitava o blog.
Pelos vistos continuas a tratar a rádio como a menina dos teus olhos.
E fazes bem. É um vício saudável.
Quanto a esta pequena amostra, sugeria que muitos desses papagaios que invadem o éter, se disponibilizassem para o ver/ouvir.
Desafio directamente o Luis Montez a aprender para ensinar aos seus "dirigidos".
Um abraço

Anónimo disse...

muito interessante este vídeo. é algo a que me tenho tentado habituar desde há uns tempos, mas nem sempre é fácil dispensar o "pop shield", sobretudo em alturas de maior stresse, em que a "atenção ao micro" é reduzida ao mínimo. mas com treino a coisa faz-se, e os benefícios são muitos!

abraço