«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 25 de abril de 2007

25 de Abril - Um registo

25 de Abril de 1974: o regime totalitário português caiu. O fascismo terminava em Portugal e com ele a censura à comunicação social. A rádio contribuiu para isso, oferecendo, assim, a Liberdade aos portugueses.

2 comentários:

Anónimo disse...

António de Oliveira Salazar, professor de Economia da Universidade de Coimbra, foi convidado pela ditadura de então para a pasta das Finanças, dado que este tinha já um passado político de certa relevância, (LERAM BEM!!! RELEVÂNCIA). Foi eleito deputado pelo Partido Católico (que o próprio ajudou a organizar) em 1921 , era considerado um representante ideal dos interesses da Extrema-Direita católica, simpatizante da Monarquia , e era louvado e respeitado (RESPEITADO) pelos seus livros e artigos sobre problemas económicos e financeiros.
Contudo, Salazar, nessa altura, demitiu-se por entender que não tinha as condições necessárias para realizar as reformas que considerava indispensáveis.
Mas, (HÁ SEMPRE UM MAS) agravada a situação financeira, foi de novo chamado ao Governo (PARA OCUPAR A MESMA PASTA, QUE ERA A DAS FINANÇAS)com a condição de supervisar os orçamentos de todos os ministérios e de ter direito de veto em todos os aumentos de despesa respectivos.
Salazar impôs um forte e rigoroso controlo das contas. Graças a uma série de reformas orçamentais, tributárias, pautais e de crédito, foram saneadas as finanças do Estado, extinto o défice orçamental e diminuída a dívida pública flutuante. O País apresentou então, pela primeira vez num período de 15 anos, saldo positivo no orçamento .
O sucesso da sua política financeira, logo qualificado de “milagre” , conferiu-lhe imenso prestígio e converteu-o no “Salvador da Pátria”. Façam-lhe uma estátua, porque é assim que se preservam os heróis.
Em relação ao governo PS o que está acontecer: Têm a televisão do Estado que é controlada por eles, agora "compraram" a TVI (quem comprou foi a Prisa, por influência dos PSOE espanhol) e muito mais virá por aí... Pelo menos Salazar numca vendeu o pais a niguém. Manteve sempre uma identidade própria, a identidade portuguesa.

Anónimo disse...

http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=126&Itemid=91