«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Ainda é cedo...

...Para avaliar as emissões do renovado Rádio Clube (Português?). No entanto, alguns leitores deste blogue já reagiram, colocando comentários no texto anterior.

13 comentários:

Anónimo disse...

Passei o dia a acompanhar as emissões do novo Rádio Clube. Sou espanhol e amante da rádio desde os anos 80. Moro em Badajoz, o que me permite ter acesso as estações de ambos os países. Se bem que admire o estilo limpo e cuidado da Antena 1 RDP (que costumo ouvir diariamente) e aprecie alguns dos seus programas; tenho muitas vezes pena de não poder seguir uma rádio sem "continuidade de play-lists". Isto é, uma rádio "generalista" ao estilo da que se faz em Espanha. Estou a pensar concretamente nos formatos da Radio 1 RNE, COPE, Onda Cero, Cadena SER e Punto Radio. Também existe uma rádio informativa pública similar à TSF, Radio 5 Todo Noticias RNE. O resto é a chamada "radio fórmula" similar às portuguesas... ou então a rádio musical (como Radio 3 RNE, Radio Clásica RNE...).
É nas tais rádios generalistas de tendência que que encontramos uma das fontes de influência geradora de opinião pública mais importantes de Espanha. A sua grelha está feita de programas sólidos, recheados de colaboradores variados e com legiões de seguidores.
Eu, que amo a rádio e amo Portugal estava a espera de que surgissem rádios assim no vosso país.

Portanto as minhas espectativas hoje às 8h00 da manhã (cá temos mais uma hora, já sabem) eram elevadas. Embora eu não partilhe do ideário da "SER" e do grupo PRISA que no grupo Media Capital parece ter apostado neste novo RCP, desejava -e desejo ainda- encontrar um pouco desse estilo de rádio de que tanto gosto. A minha esperança seria que se o resultado fosse bom a todos os níveis, outras estações portuguesas, nomeadamente a RR, pudessem entrar nessa "onda".

Neste momento, enquanto ouço "Janela Aberta", não sei se posso dizer-me desiludido com o que tenho ouvido. É mais que evidente que o novo Rádio Clube não se parece nem de longe com as emissoras espanholas acima referidas. Mas não deixa de ser um começo.

A questão que me coloco agora é se amanhã voltarei a sintonizar o RCP ou se, pelo contrário, continuarei ligado à COPE e Onda Cero espanholas e a Antena 1 portuguesa.
Francamente, não me entusiasmou o que ouvi. Mas é obvio que a partir de hoje, nem que seja por uns minuitos diários, o Rádio Clube passa a fazer parte dos meus hábitos junto das outras estações que considero como "minhas".

Obrigado pelo excelente blogue.
Cumprimentos desde Espanha
José Ignacio Martín Galán

Anónimo disse...

PARECE QUE O PROGRAMA DO FERNANDO CORREIA AINDA NÃO É HOJE. ESTÁ UMA MOÇA A DA R MUSICA ATÉ À MEIA NOITE

Anónimo disse...

DESTA X A MCR DECIDIU CUMPRIR A LEI DA RÁDIO. POR CAUSA DAS 8 HORAS DE PROGRAMAÇÃO LOCAL(QUE SÓ PASSAM MUSICA) QUE ENTENDEU QUE DEVIM SER ENTE AS 12-17 E 21-24H., NAS LOCAIS NÃO TEM LUGAR CATIVO O PROGRAMA DO FERNANDO CORREIA...SE CALHAR E PELO QUE OUVI NA NET É A UNICA COISA QUE SE APROVEITA...A OUVER VAMOS SE ISTO MELHORA,SENÃO NEMA SANTA ANA GOMES LHE VALE

Anónimo disse...

Aki em Coimbra o programa da meia Às duas que supostamente tem uma senhora a conversr tipo passageiro da noite não deu. Será que deu nas outras...ou foi alguém que se esqueceu de abrir a via para lisboa...

Anónimo disse...

Ontem e hoje (terça-feira), houve falhas técnicas aos montes!!

Anónimo disse...

VEM AI A NOVA RADIO DA MEDIA CAPITAL, CHAMA-SE M 8O E É UMA MARCA DOS SOCIOS ESPANHOIS

Anónimo disse...

Para quem prometia mundos e fundos, e teve tanto tempo para preparar a nova/velha rádio há tanto tempo, o RCP foi uma desilusão.
O Minuto a Minuto é sensaborão, sem as notícias fortes que prometeram (quando as notícias RCP do 1º dia são uma entrevista sem notícia a Rui Rio e a notícia de que 2/3 dos deputados vota sim...), com muito comentário avulso (tal como acontecia na Capital que o Luis Osório dirigiu antes de o jornal acabar) e sem reportagem. E onde é que estão os tais 20 convidados em estúdio durante a manhã que nos tinham prometido?
O período da tarde é o regresso a uma lógica de Onda Média, com muita conversa da treta, com os animadores mal preparados a dizerem graçolas, a repetirem lugares comuns perante os convidados e a pedirem aos ouvintes para ligarem e "porem a boca no trombone" para fazerem denúncias em directo.
E à noite, o grande espectáculo radiofónico anunciado por Fernando Correia (que com 50 anos de uma carreia brilhante não precisava de andar a mentir dizendo que foi fundador da TSF e que a Bancada Central era a líder de audiências) foi o que... não foi.
Senti-me desiludido. A nova rádio que me prometeram tem todos os vícios da rádio velha.

Anónimo disse...

A maior parte dos locutores e jornalistas não se entende com as máquinas e tem problemas em meter chamadas no ar.
Não foram aos treinos???

Anónimo disse...

Chatearam-me as entradas e saídas "à faca" dos noticiários locais e, ainda por cima, com erros de português! Irrita-me o jornalista Nuno, que nunca deve ter feito rádio na vida, não sabe ler, nem lançar rm's.
Quanto à "agenda própria": ter um tema diário diferente não chega, até porque, no caso do aborto, por exemplo, embora o estudo com os deputados fosse novo (e trabalhoso), a temática em si não o era. Já hoje, a coisa até se tornou prometedora, com a notícia do jovem potencialmente infectado com BSE.
Também me custa compreender as falhas técnicas. No entanto, o quase semanal elevar da fasquia por parte de Osório(e consequente aumento da pressão) pode explicar esses lapsos. Acredito que o pessoal do RCP se sinta pressionado, ansioso, nervoso...
Os jingles, separadores, etc também deixam algo a desejar. São muito leves e pouco marcantes.
Acredito que tudo venha a melhorar, mas estava à espera de uma entrada "de leão".
RC

(Está uma colega minha a perguntar: o RCP tem música?)

Hollies disse...

Do Novo RCP, gosto do programa da manhã, minuto a minuto, informação corrida, sem grandes pausas, o modelo é bom, e nenhuma outra rádio o faz presentemente, o Adelino Faria é dinâmico e está bem acompanhado pelo Nuno Domingues.A Actualidade parece-me escassa e pouco aprofundada, ficam-se pelos titulos e pouco mais. Para uma rádio que tem como Jingle: 'não damos tréguas à actualidade", parece-me muito pouco o que estão a fazer,ou apostam na palavra e vão ao fundo da noticia, se é para ficar pela superficie, não marcam 'diferença nenhuma por si'. Será a falta de jornalistas, falta de trabalho dos jornalistas, vestir a camisola e dare aquilo que for preciso para fazerem melhor que as outras rádios.Os Tempos são outros, a paixão pela Rádio já não é a mesma, lembro a TSF no inicio, com 25 jornalistas, no arranque, e fizeram a melhor rádio de informação de sempre,na altura, pena que não se possa dizer o mesmo agora; Paixão, dedicação, muito trabalho, Dormindo no Rádio se fosse preciso,faziam jus ao jingle: " por uma boa noticia vamos ao fim da rua, ao fim do mundo". Hoje A Tsf vive dos louros do Passado, daquilo que foi, completamente acomodada. As coisas não se repetem,o Novo Rádio Clube, não me parece com garra para mudar, revolucionar o rádio em Portugal, como se ouviu dizer,criaram-se espectativas altas,que não se cumpriram.Pelo menos o programa da manhã vou continuar a ouvir e esperar que me surpreendam. Gostei do espaço da tarde entre as 19 e as 20 com o Luís Filipe Borges, tem Graça, comentar irónicamente as noticias do dia é uma boa ideia, dar-lhe um lado cómico, seguido de um espaço de entrevista descontraido, com a participação de ouvintes, tudo pode acontecer.Hora a Hora oiço as noticias da Antena 1 que está a fazer um excelente trabalho do lado da informação.

Hollies disse...

Errata: "... vestir a camisola e dar aquilo que for preciso para fazer melhor que os outros rádios ." - Fica a correcção.

Anónimo disse...

é impressão minha ...ou ao fim de semana o rádio clube não tem programção local...lá se vai a boa intenção de cumprir a lei da rádio

Cleopatra disse...

Hoje ouvi a janela aberta gostei.
Mas, acho que o RC está aperder qualquer coisa.