«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mais Workshops de Rádio, em Outubro

A Radio Futura, um evento do Festival Future Places promovido pela Rádio Zero propõem a Oficina:

"Móvel, Digital, Colaborativo : radie-se!"

dias 12 + 13 Outubro, 14h – 17h

@ Maus Habitos. Rua Passos Manuel 178 – 4º

Aprenda a transmitir áudio através da Internet e uma ligação móvel. E use este conhecimento para fazer rádio, de forma colaborativa e distribuída.

Bertold Brecht desejou uma rádio que funcionasse como um dispositivo de escuta e de transmissão mas as coisas não funcionaram nessa direcção. A regulação do meio rádio, subjugada às necessidades dos políticos e dos militares transformaram a rádio num meio de sentido único, onde a passividade é a regra e o acesso difícil.

Com a evolução da tecnologia e o aparecimento das plataformas digitais, onde o acesso e conteúdos são abertos as ideias de Brecht podem finalmente tornar-se realidade. Ouvir e transmitir podem ser realizados usando o mesmo equipamento, o computador. E o computador é também a porta e uma ferramenta que auxiliam a re-pensar a rádio e expandir/concretizar as suas potencialidades. Esta oficina destina-se àqueles que procuram a resposta a duas questões: "como se faz" e "o que se faz com isso".

Tutores: Radio Zero – Ricardo Reis, Paulo Raposo, Udo Noll, Filipe Roque, Gil Brandão


Sem comentários: