«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Formação em “Reportagem Radiofónica”

No próximo mês a Associação de Rádios de Inspiração Cristã (ARIC), vai dar continuidade ao programa de Acções de Formação para os colaboradores das emissoras suas associadas. No entanto, não estão excluídos desta formação todos os restantes interessados.
temática sobre a qual versará a formação será a “Reportagem Radiofónica” e terá lugar nos próximos dias 08, 09 e 10 de Outubro, no Centro de Formação, em Fátima. Esta Acção tem uma duração de 17 horas e será leccionada por Nuno Castilho de Matos, Director de Informação da Media Capital Rádios (MCR.

Pretendendo ir ao encontro das necessidades das Rádios e dos seus profissionais esta acção de frormação irá compreender ensinamentos e informações sobre as várias vertentes da Reportagem seja ela de curta ou de longa duração.

Do programa fazem parte diversos temas como, por exemplo, assuntos que podem dar uma “boa história”, necessidade de planeamento, trabalho de campo, escrita, escolha de registos sonoros, montagem do trabalho final, etc. esta será uma formação com uma vertente bastante mais prática que é usual e que irá “fazer da rua” uma extensão natural da “sala de redacção”.
Como é característica destas sessões, os exemplos e trabalhos práticos são no final comentados por todos e alvo de observações e correcções. Nesta ocasião, o responsável pela Acção dará informação adicional sobre os procedimentos a adoptar, embora sempre com o apoio e o comentário dos formandos. O objectivo principal destas acções é sempre o de facilitar uma evolução da aprendizagem num ambiente que se pretende de interacção e de troca mútua de experiências.

Mais informações no podem ser encontradas no sítio da Associação de Rádios de Inspiração Cristã.

Sem comentários: