«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cadeia Metropolitana de Rádios

Desde o Dia 1 de Setembro que se pode escutar no litoral Norte a Cadeia Metropolitana de Rádios (CMR). Este grupo de emissoras é constituída por cinco estações locais: Lidador (Maia), Voz de Santo Tirso, Trofa, Mar (Póvoa de Varzim) e Aveiro FM.  São 13 horas de emissão em cadeia e 9 horas de emissão local, com produção própria de sete noticiários locais/regionais. A CMR faz parte de um grupo de comunicação com sede na cidade da Maia, do qual fazem parte o "Canal 5," "Moviface", "Canal 5 TV" e o jornal "Primeira Mão".

A história deste grupo começa em finais da década de 1980, quando Acácio Marinho - o proprietário deste grupo - ainda era operador de som na Radiodifusão Portuguesa e colaborava com um produtor independente - as "Produções Sintonia". Pouco após o falecimento do proprietário da Sintonia, Acácio Marinho tomou as rédeas do negócio e desenvolveu-o, modernizando, neste processo, o estúdio de produção radiofónico, dando-lhe o nome de "Canal 5".

Os programas do "Canal 5" eram difundidos pela "RDP Norte", "RDP - Rádio Comercial Norte" e pela rádio "Sete FM" (Maia), da qual Acácio Marinho era sócio. A reestruturação da RDP  terminou com as produções externas e levou à privatização da "Rádio Comercial", que também  descontinuou as colaborações externas, no que toca a programas. A partir daí, a produção  passou a ter como difusora a Rádio Nova (Porto), mas por pouco tempo. Ainda foi criada uma empresa de brindes publicitários - a "Brindimagem" - mas esteve pouco tempo em actividade.

Em finais de 1992, Acácio Marinho adquiriu a Rádio Lidador (Maia), passando toda a produção a ser centrada na emissora maiata. Durante algum tempo, as instalações do Canal 5, no Porto, (ficavam na Rua da Fontinha) serviram de suporte à, então, recentemente privatizada Rádio Comercial (RC). partir daqui, Acácio Marinho foi comprando, alugando e vendendo emissoras da região do Grande Porto e criando novos negócios na área da comunicação, como o "Primeira Mão", a "Moviface" e, mais recentemente, a TV online "Canal 5 TV".

Por curiosidade, no inicio dos anos 90, esteve para ser constituída uma produtora de televisão , uma ideia que Acácio Marinho queria desenvolver, chegando a preparar uma parte do estúdio radiofónico do Canal 5, no Porto, para vídeo. Este projecto não chegou a ser concretizado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Comentário oportuno, sr Jorge.
Não esquecer a Rádio Porto (em Tenente valadim) onde o Acácio marinho também tinha horas compradas.
E não se esqueça da SeteFM.
Arraiga, Ouvidor

Domingos P. disse...

A Sete FM retransmite a Romântica FM e o Sr. Acácio MArinho ainda detém a Rádio Clube do Porto, ex-Rádio Atlântico, em Matosinhos, que também está alugada à Media Capital Rádios. E falta dizer que Elisio Cabral de Oliveira, membro da Entidade Reguladora dos meios de Comunicação (ERC), é sócio do sr. Marinho, nalguns negócios.

Anónimo disse...

Caro Domingos, é verdade que Elisio foi ou é sócio de Marinho. A bem da transparências não devia participar em decisões que envolvam o universo de Acácio

As Produções Sintonia, de António Figueiredo, produziam vários espaços para o Rádio Clube do Centro - Emissora das Beiras, a emitir em OM a partir do Caramulo e que no periodo das rádios livres teve um emissor de FM em Aveiro.

Anónimo disse...

Muito boa noite é logico que o Dr. Elisio nao é socio nem podia ser...para tirar isso a limpo deviam verificar na conservatoria quem sao os socios antes de dizer este tipo de babaridades...mas enfim...verifiquem antes de dizer alguma coisa. Parabens por este Blog