«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Som Irrtitante das Vuvuzelas - Como o Atenuar

O mundial de futebol que decorre na África do Sul tem uma característica sonora: o som contínuo das Vuvuzelas. Quem escuta os relatos radiofónicos tem sempre um som irritante (é uma opinião) debaixo da voz do relatador.

A partir dos estádios onde decorrem as partidas, não é possível eliminar completamente o ruído, porque, mesmo que se eliminassem os microfones que captam o ambiente, algum barulho seria sempre captado pelos microfones necessários ao relato.

Uma solução é apontada aqui:



A frequência fundamental da Vuvuzela ronda os 230 Hz. O video mostra que se foi filtrando em volta dessa frequência e adicionando filtros nos hamónicos (multiplos da frequência fundamental).

O equalizador apresentado no vídeo é do Logic - um editor áudio exclusivo da plataforma Mac OS - mas quase todos os programas de edição têm um plug-in semelhante.

O vídeo foi realizado pela Record Producer. Thanks David, for the tip.

1 comentário:

BC disse...

Porque é que as emissoras (as de rádio e as de televisão)não aplicam este sistema? É assim tão complicado?