«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 27 de fevereiro de 2010

85 Anos de Emissões Regulares de Radiodifusão

Neste 1 de Março de 2010, comemoram-se 85 anos de emissões regulares de radiodifusão. Na "QSP - Revista de Rádio e Telecomunicações", no artigo "A Rádio Portuguesa na Década de 1920", fala-se desta efeméride:

«A 1 de Março de 1925, a estação “P1AA” em parceria com a “Rádio Academia de Portugal” dá inicio às emissões regulares como “P1AA – Rádio Portugal”. Mas esta tentativa de manter uma estação de radiodifusão com emissões regulares, é interrompida a 18 de Abril de 1925, devido a uma tentativa de golpe de estado. Este acontecimento tem como desfecho a suspensão da publicação de alguns jornais e a selagem de todos os emissores particulares de TSF. Só a 2 de Julho é que foram removidos os selos dos emissores pela Policia de Segurança do Estado, tendo sido autorizados a funcionar, pela Administração dos Correios e Telégrafos, os postos de Abílio Nunes dos Santos Júnior (P1AA), José Joaquim de Sousa Melo (P1AB), Eduardo Dias (P1AC) e Eugénio de Avilez (P1AE). No entanto, apenas o Posto P1AA retomou as suas emissões de radiodifusão, mas só em Outubro desse ano. Os outros radioamadores preferiram manter-se em emissões experimentais que não tinham um carácter regular. 


A partir de 1926, começam a surgir mais estações de radiodifusão um pouco por todo o país, mas é na década de 1930 que a radiodifusão portuguesa atinge a maturidade».

Sem comentários: