«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boas Festas

Deixo aqui uma parte do texto publicado na "QSP - Revista de Rádio e Comunicações", de Dezembro de 2009 e que comemora o 103º aniversário da radio:

"A noite de Natal de 1906 marcou o início da radiodifusão sonora. Nesse dia, por volta das 20h., Reginald Aubrey Fessenden efectuou uma transmissão radiofónica não anunciada. Este inventor canadiano estava a trabalhar num emissor que reunia a mais moderna tecnologia da altura e presenteou os operadores de telégrafo dos barcos ao largo de Brant Rock, Massachussets, EUA, com o primeiro programa radiofónico da história (...).
O espanto dos radiotelegrafistas deveria ter sido enorme, pois em vez do crepitar dos sinais de Morse nos auscultadores, ouviram a voz de Fessenden, que leu a história de natal do evangelho de Lucas, tocou “Oh Holly Night” no seu violino e colocou na sua grafonola um disco que continha o “Largo” de Händel. Terminou desejando um feliz Natal a todos os que o escutavam. Este foi o acontecimento que marcou o nascimento da radiodifusão sonora, sendo também considerado este como o primeiro programa de entretenimento da história da rádio. Duas placas comemorativas do acontecimento estão colocadas no local em que Fessenden ergueu a antena. Uma foi colocada a 24 de Dezembro de 1966 pela “Massachusetts Broadcaster’s Association” e a outra foi colocada em Setembro de 2008, pelo “Institute of Electrical and Electronics Engineers” (IEEE), dos Estados Unidos".

Desejo a todos um Feliz Natal e um 2010 cheio de sucessos e com muita saúde.



1 comentário:

tarzanboy disse...

Feliz Natal tb para ti! Abraço