«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

APR Com Medida para Combater a Crise do Sector

Ajudar rádios locais e criar emprego são os objectivos propostos pelo programa de combate ao desemprego na rádio, apresentado pela Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) ao Instituto do Emprego e Formação Profissional.
O programa da APR baseia-se na realização de estágios de um ano em emissoras locais por desempregados e o salário seria suportado, nesse período, pelo Estado. No final, os estagiários poderiam ficar a trabalhar na estação ou não, dependendo da vontade e da disponibilidade das partes.
Esta é uma medida interessante que realmente pode, durante algum tempo, surtir efeitos. Mas existe um senão: a qualificação profissional na maioria das rádios locais é baixa. É preciso recordar que uma emissora é um local especializado, com profissões muito específicas, como Animador, Operador de Som, Sonorizador, Jornalista, etc. E nesntes campos a oferta de formação profissional é rara e, normalmente, só nos grandes centros urbanos e, ainda assim, uase sempre só em Porto, Coimbra e Lisboa. E faltam formadores qualificados na área da radiodifusão.

Sem comentários: