«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

domingo, 1 de novembro de 2009

Desapareceu Uma Voz Histórica da Rádio

Problemas cardíacos levaram, ontem, aos 59 anos, um grande nome da rádio portuguesa: António Sérgio. O desaparecimento do “Lobo” deixou o éter nacional mais pobre.
Grande divulgador da música independente, a sua influência no éter nacional ajudou a lançar nomes maiores da música portuguesa, como os “Xutos & Pontapés”, e foi uma fonte de inspiração para muitos radialistas portugueses das novas gerações.
Com mais de 40 anos ao serviço da rádio, António Sérgio “escreveu” páginas da história da rádio ao apresentar programas como “Rotação”, “Rolls Rock”, “Som da Frente”, Lança-Chamas, “Loiras Ruivas ou Morenas”, “Grande Delta”, “Hora do Lobo” e “Viriato 25”.
Com António Sérgio desapareceu o último dos independentes.

2 comentários:

BC disse...

Uma referência, sem dúvida. Gostaria de acrescentar que o título "Som da Frente" tornou-se sinónimo de nova musica alternativa, nos anos 80. lembro-me de muito bem de ir a uma discoteca e, quase sempre depois dos slows, lá vinha o "Som da Frente". Preste-se a homenagem ao grande Homem da Rádio, António Sérgio.

tarzanboy disse...

Uma enorme perda. Como disse o BC, "Som da Frente" tornou-se referência para um estilo de música, conotada com a qualidade do criador do programa. No meu caso, foi engraçado o facto de vir a descobrir que "Som da Frente" era um programas de rádio já depois de pensar que se tratava de um estilo musical.