«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mais Um Livro baseado na Rádio

São já vários os livros que surgiram no mercado que se basearam em programas de rádio.  O livro "Para lá do Tempo, opinião no Página1" é um pouco diferente porque, apesar de ser da Rádio Renascença (RR) , é baseado no jornal online que é editado em "pdf" no sítio da RR.
Pedro Leal, Director Adjunto de Informação do Grupo Renascença, apresenta assim o livro:
"Escrever sobre os factos da actualidade e dar deles uma visão livre, mas perspectivada. Foi este o desafio colocado aos 12 cronistas do Página1, em Maio de 2008. Nada mais difícil. É simples escrever ao sabor da pena tendo por base um facto. É difícil escrever  sobre a actualidade dando-lhe um entendimento, uma perspectiva, um contexto, um enfoque estruturado que rasgue o tempo. (…) No Página1, os artigos de opinião (…) apresentam uma visão de um facto, de um problema, de um caso, de um momento da actualidade, mas, em simultâneo, ajudam a compreender o sentido e o caminho que Portugal e a sociedade vão seguindo, seja em que área for. A profundidade destes artigos, dos quais se apresenta neste livro uma selecção, ajuda, assim, a ler o país e o mundo. Da universidade ao jornalismo, do religioso ao político, do social à economia. Uma leitura marcadamente diferente, livre, mas sempre com um hipertexto associado que permite ultrapassar o próprio tempo do dia em que cada crónica é escrita e publicada. Estes artigos são «Esquinas do tempo». Chaves de leitura de um país e de um mundo cada vez mais desafiante, por vezes desconcertante, heterogéneo e célere. Uma sociedade com um grau de leitura e de entendimento tantas vezes difícil de captar no dia-a-dia das rotinas de cada um. Mas o desafio colocado aos autores destes artigos foi ainda maior. Publicar uma análise perspectivada num jornal que existe unicamente online. Se hoje o Página1 é uma realidade consistente, nessa altura era apenas uma realidade potencial, com longo caminho por fazer. Mesmo assim, todos os convidados, todos de excelência, aceitaram o desafio. (…) Os autores destas páginas são hoje parceiros do Página1 e da Renascença. Parceiros no desafio diário de contribuir para um «espaço público» de visão cristã e humanista, cada vez mais informado e esclarecido".


Sem comentários: