«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Um Feliz Natal com 102 anos

Já lá vai um século e dois anos. Em 1906, neste dia, Reginald Aubrey Fessenden fez o primeiro programa de rádio da história. Este inventor estava a trabalhar num emissor que reunia a mais moderna tecnologia da altura e efectuou a primeira emissão de radiodifusão sonora, oferecendo aos operadores de Telegrafo dos barcos ao largo de Brant Rock, Massachussets, EUA, o primeiro programa de rádio.

O espanto dos radiotelegrafistas deveria ter sido enorme, pois em vez do crepitar dos sinais de Morse nos auscultadores, ouviram a voz de Fessenden, que leu algumas palavras da Bíblia, tocou o tema natalício Oh Holly Night no seu violino e desejou bom Natal a todos os que o escutavam. 

Este foi o evento que marcou o nascimento da radiodifusão sonora. A transmissão de 24 de Dezembro de 1906 é aqui recreada por Derek Gunn.

Boas Festas para todos os meus leitores


Em alternativa à escuta online podem optar por descarregar o ficheiro áudio (em wma).

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi mesmo assim? Ena. parabéns pelo blog e boas festas

Anónimo disse...

para completar sua informação sobre radio do ex-ultramar visitar site www.radiomocidade.blogspot.com Um bomano 2009

memyselfandi disse...

Muito interessante. As coisas que se descobrem aqui!