«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

sábado, 20 de setembro de 2008

Manipular as Audiências de Rádio

Em Portugal é o Bareme Rádio, da Marktest, que mede as audiências radiofónicas, nos Estados Unidos os estudos são feitos pela Arbitron. Diferente do método usado em Portugal (questões por telefone para casa dos ouvintes, perguntando qual estação escutou), nos Estados Unidos é usado o PPM (Portable People Meter), mas este sistema está a ser alvo de contestação.

«Os críticos acusam a Arbitron, que está trocando um sistema no qual as pessoas mantêm diários pessoais do que ouvem nas rádios, de não colocar PPM nas mãos de um número suficiente de ouvintes minoritários, possivelmente distorcendo os índices de audiência das estações orientadas para grupos minoritários».

Sem comentários: