«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quarta-feira, 14 de maio de 2008

As Webradios Portuguesas

Uma webradio é uma estação emissora de áudio em tempo real (streaming), através da Internet. As estações radiofónicas que mantêm emissões online não se enquadram nesta categoria, já que, normalmente, o que se escuta é a emissão hertziana. O ROLI, por exemplo, é um portal de rádios online, mas que apenas duplicam as emissões em F.M. para a Internet Ou seja, o mesmo programa está disponível tanto num computador como num receptor radiofónico. Existem alguns projectos de webradios interessantes em Portugal, mas ou estão ligados a grupos de media ou a Universidades.

O projecto Cotonete, da Media Capital, é um espaço onde o ouvinte cria a sua própria emissora, mas com algumas condicionantes já que não pode colocar conteúdos próprios. A RTP também tem projectos para o lançamento de várias emissoras temáticas online. E há, claro, emissoras ligadas a instituições de ensino como a Rádio Zero, a Rádio Autónoma ou a ESEC Rádio. Outros projectos podem ser encontrados na web portuguesa, mas tem menor expressão, como o caso da Rádio DJ Porto e um dos poucos projectos independentes existentes em Portugal: a Rádio Noite.

Pode-se concluir que são praticamente inexistentes as webradios em Portugal. Se algum leitor conhecer algum projecto de webradio pode deixar o seu contributo nos comentários.

13 comentários:

Anónimo disse...

Este post deixa algumas coisas a desejar... Basta ir ao site da ESEC Rádio e ver que a última actualização foi em 2004. Descrever a Rádio Zero como ligada à universidade é dar uma pista errada sobre esta.O projecto tem um cariz independente, congregando um lato conjunto de realizadores de programas provenientes dos mais variados contextos. Todas as rádio universitárias em FM (RUC, RUM, RUA e Rádio Universidade) têm emissões online. A Rádio da FEUP (Rádio Engenharia) tem já um ano de existência e é completamente online. Na Universidade da Beira Interior também existe um projecto online. Descrever pontos de stream na net que apenas alinham playlists escolhidas como rádio parece-me redutor do conceito de rádio e daquilo que esta é.... mas ok, se a maioria das rádios em FM também não passa disso quem sou eu para discordar?

Anónimo disse...

A ESEC Radio tem programas do 2Íntima Fracção" até dezembro de 2007, um pouco mais tarde que a data referida pelo Kyriu. A Rádio Zero, se não me engano, só é possivel graças ao Instituto Superior Técnico. Pode ser independente, mas não deixa de ser só possivel graças ao IST, ou os seus colaboradores não são alunos lá? E claro que quase todas as rádios universitárias em FM emitem pela internet, isso é obvio.

Unknown disse...

Bem comentando o que está no último parágrafo, "Pode-se concluir que são praticamente inexistentes as webradios em Portugal. Se algum leitor conhecer algum projecto de webradio pode deixar o seu contributo nos comentários"
Eu conheço algumas web rádios em Portugal

A minha por exemplo em www.radioideias.com

Depois temos, www.digitalradio.pt.vu
www.radioutopia.info/
www.radio.lusitaniacb.com
www.arenafm.ws
www.radioweb.pt.vu/

Bem para já são estas, mas quem sabe existem mais.

Abraços

Rui Cardoso

Anónimo disse...

Boas. Quero acrescentar mais uma webradio á lista: ARENA FM. É um projecto recente, essencialmente musical (centrado em lançamentos dos ultimos 6 meses. A ARENA FM (www.arenafm.ws) não está ligado a nenhum grupo, não é nenhuma extensão de rádio em FM, é apenas um projecto piloto de webradio e que emite 24 horas por dia. Para já apenas músical, mas que tem como objectivo proximo acrescentar alguns conteudos de projectos "soltos" pela net (sem nunca perder o espirito de radio jovem). Os conteudos poderão passar por sets de dj's, podcasts de humor, rubricas de cinema, etc... Não nos queremos por em bicos dos pés... sabemos as limitações de uma radio online (webradio), como tal avançaremos devagarinho. É pena que não haja muito mais projectos de webradios no país

Anónimo disse...

Digital Radio - Portugal

emite apenas online em www.digitalradio.pt.vu

Cumprimentos

Anónimo disse...

Tenho grande interesse neste assunto, pois estou, no momento, produzindo um artigo sobre as webradios portuguesas e gostaria de ter uma lista bem completa sobre as emissoras com transmissão exclusivamente pela internet. Deixo aqui o meu contato: nairprata@uol.com.br.
Sou brasileira, acabo de concluir o doutoramento com pesquisa sobre webradio e estive em Portugal por um período (na Universidade do Minho), sob orientação do prof. Dr. Manuel Joaquim da Silva Pinto.
Nair Prata

Anónimo disse...

Caro BC

A Rádio Zero, enquanto Rádio Zero, só é possivel graças às pessoas que a fazem podendo existir, numa menor ou maior dimensão, noutro qualquer local. Não atribua créditos exagerados a quem não os têm, isto é, ao IST. E, já agora, a responsabilidade de ter a Zero a funcionar é partilhada por alunos de fora do Técnico também e os seus programas são feitos também por muita gente de fora do IST. A RUT (Rádio Universidade Tejo) também tinha sede no IST, era uma rádio do IST? É óbvio que o IST paga as contas da luz e internet mas não vai além disso. Só queria salvaguardar a distinção de outras rádios que, de facto, emanaram de decisões dos corpos das suas Universidades, tendo programações e objectivos intimamente ligadas a estas. Creio que a distinção é necessária, nem porque seja que dá logo uma pista fundamental sobre o que é que os ouvintes podem esperar em tal posto emissor (web).

Anónimo disse...

Realmente, faltou um pouco de pesquisa internaútica a este artigo. Podia-se simplesmente dizer que basta fazer uma pesquisa nos "search engines" habituais, em portugues, claro...e, terão a resposta a essa questão. Contudo, não podia deixar passar a oportunidade do plug do nosso projecto, também:

www.dnamusica.net

Boa disposição, e boa música, verão que há para todos os estilos!

Abraço
PadmaNN

Anónimo disse...

Amigos, interessante o site de vocês. Parabéns! Voltarei mais vezes por aqui. Deixo o nome da minha webradio e espero sua visita. Trata-se da "CROC RIO WEB STATION", em www.crocrio.ws. Forte Abraço. Edison

Cláudia Tulimoschi disse...

OLÁ. MINHA WEB RADIO NÃO É EM PORTUGAL, MAS É PORTUGUESA.
VISITEM: http://webradioportugal.blogspot.com

Anónimo disse...

Embora nós também não estamos em Portugal, mas servimos todas as comunidades Lusófonas no mundo, com os melhores programas ao vivo, como o LUSOSHOW com Beta Marques e Nelson Leite de Segunda a sexta das 15 às 17 horas( horário de Lisboa)
Convidamos a todos a nos ouvirem, e agradecemos, comentários, quer sejam sugestões ou criticas...
Obrigado!

http://www.anossaradio.com

Joao Antonio disse...

Ola a todos,

Temos que distinguir e separar as Radios 100% Online das Radios FM online.

Criar uma federação das web radios online (100% internet, digital) será benéfico para a criação radiofônica, tornando-a uma corporação que terá mais peso porque a união faz a força!

Queremos recolher a vossa adesão e apoio nesta nova associação e corporação das web radios online portuguêsas.

http://www.webradios-portugal.com/

Obrigado,
Joao

Flávio Nunes disse...

Podem ouvir a MMRFM. uma rádio totalmente online: www.mmradiofm.co.cc