«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

terça-feira, 20 de junho de 2006

O mundial de futebol e o serviço público de rádio

A RDP tem, através da Antena 1, transmitido relatos dos jogos do Brasil e Angola, além dos de Portugal. João Paulo Meneses é contra tal prática, assim como eu, mas alguns dos seus leitores discordam desta posição.
As rádios de serviço público angolanas e brasileiras transmitem os jogos das respectivas selecções, não transmitem os jogos de Portugal e posso garantir que são mais os portugueses no Brasil que brasileiros em Portugal. E se os relatos dos jogos do Brasil se fazem «(...)numa lógica de serviço público para a comunidade imigrante brasileira(...)», porque é que não se faz os relatos dos jogos da Ucrânia, já que a comunidade ucraniana, em Portugal, que me parece ser mais numerosa que a brasileira?
Aconselho a leitura do texto «A rádio que liga... o Brasil»?, de João Paulo Meneses, no Blogouve-se, e os respectivos comentários. O texto é de 15 de Junho, mas ontem teve uma actualização.
Já agora, duvido que as emissoras de serviço público de países onde existem grandes comunidades de emigrantes portugueses transmitam os relatos de Portugal. Fazem o que lhes compete: referem o mais importante do torneio, com predominância para as selecções dos respectivos países.

2 comentários:

Anónimo disse...

Somos sempre os mesmos necas (desculpem-me, mas a palavra é mesmo essa). Eles não querem saber de nós para nada e nós sempre com a mania dos "países irmãos"! Quanto à Ucrânia... é pura discriminação. Claro que a questão da língua e dos traços culturais que não existem, ao contrário do que acontece com Angola e Brasil, mas isso não chega.
Continuamos medíocres em muita coisa.
RC

Anónimo disse...

Meu caro, em Angola (assim como em TODOS os Palop) todos os jogos de Portugal são transmitidos. Aliás, até de desportos que em Portugal praticamente ninguém e só passa na Dois e a rádio nem liga - Hóquei e Andebol, por exemplo.