«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O 2008 Radiofónico

Não há muito a dizer sobre a radiodifusão em Portugal em 2008, a não ser que, infelizmente, foi mais do mesmo. Pouco se inovou e, pior ainda, não existiu, na generalidade, excelência na produção radiofónica. Na verdade é mais fácil inovar que manter um produto excelente, porque este custa dinheiro. Ressalva-se, aqui, algumas honrosas excepções, como o caso da Altitude FM.

A rádio vai-se adaptando às novidades tecnológicas e a tentação de manter um emissora apenas com um computador a fazer a vez dos animadores é grande, para os propretários, pois não se queixa, trabalha 24 horas por dia, não falta, etc. Só que, nestes casos, já não se pode dizer que naquela frequência (e/ou endereço da Internet) "mora” uma estação emissora de radiodifusão sonora.

A primeira década do século XXI está nos últimos anos, será que a radiodifusão em Portugal vai chegar ao final da segunda? Provávelmente, sim. Mas para isso terá de sofrer adaptações e começar a apresentar produtos atractivos e isso só se faz com pessoas – jornalistas, técnicos, locutores, produtores.

Sem comentários: