«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A Rádio na Música - III

Final da Década de 1970. O Disco Sound estava a morrer e surgiam novos géneros de música de dança, em que os sintetizadores tinham uma preponderância na melodia.

Um destes novos géneros (ou sub-géneros) musicais foi o New Wave. No Reino Unido, até meados da década de 1980, os tops são povoados de bandas New Wave. Os Buggles foram uma dessas bandas.

Video Killed the Radio Star" é, provavelmente, a mais conhecida das músicas dedicadas à rádio. Teledisco de abertura da MTV, em 1981, esta canção ficou associada, nos últimos anos, a um prenúncio do fim da rádio.

Lançada em Setembro de 1979, “Video Killed the Radio Star" celebra os anos de ouro da rádio. Atingiu o número um do top do Reino Unido, na semana de 20 de Outubro de 1979.

Os Buggles apresentam-se em concerto de tempos a tempos. Fica aqui “Video Killed the Radio Star", tocado ao vivo em 2004.


2 comentários:

Anónimo disse...

Bem, esta actução é histórica, meu caro Jorge! Grande momento, com a presença das meninas do coro original que cantaram no disco. O som é excelente, Trevor Horn (grande produtor dos 80s) e Geoff Downes estão 5 estrelas. Atenção ao barbudo que aparece por duas vezes na percussão: é o português Luis Jardim (do "Ídolos")

Anónimo disse...

A musica, continua a ser das mais ouvidas dos 80s (acho eu). Deve ter tido um grande significado, não só pela sonoridade, mas também pela letra. "However", fico contente por ter chegado o ano de2008 e o "video didn't kill the radio star".