«aquela magia da música que vem do éter, é um hábito que se está extinguir (…) a rádio enquanto escuta caseira é um hábito que faliu e que nos fugiu, e não há maneira de voltar». António Sérgio in "Suplemento DN" de 08 de Julho de 2005

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O Regresso do Provedor do Ouvinte da RTP

Amanhã regressa o programa do Provedor do Ouvinte da Rádio e Televisão de Portugal (RTP). Adelino Gomes foi o escolhido para o cargo e, estou certo, desempenhará exemplarmente o seu papel, dada a sua grande experiência como jornalista e como homem da rádio.

O primeiro Em Nome do Ouvinte – assim se chama aquele espaço radiofónico – da responsabilidade de Adelino Gomes, vai ser transmitido sexta-feira (amanhã) na Antena 1, pelas 17h12, e será retransmitido no sábado, dia 30, a seguir ao noticiário das 13h00. Terá, também, transmissão nos outros canais radiofónicos da RTP.

«Os primeiros quatro programas serão dedicados à opinião de 21 antigos profissionais, ligados directa ou indirectamente à Radiodifusão portuguesa, sobre a Rádio que se faz hoje, em particular nas sete estações do Serviço Público». Estes primeiros programas têm como temas: “As vozes na Rádio e o português que elas falam hoje”; “A Rádio nas antigas colónias e o papel dos seus profissionais na rádio em Portugal”; “O pior e o melhor da Rádio, hoje”; “A Rádio vai acabar?”.

Adelino Gomes conseguiu, assim, trazer para a rádio um debate sobre ela própria e que tem sido inexistente no meio, mas que é urgente e necessário. As vozes que se escutarão serão de várias figuras ligadas da radiodifusão em Portugal, sendo que algumas delas são mesmo – tal como o actual provedor – figuras que fazem parte da História da Rádio em Portugal.

2 comentários:

Hugo Cunha disse...

Por acaso ouvi e gostei muito, mas aquilo pareceu-me um espaço de reportagem rádiofónica e não o espaço do provedor, mesmo assim parabens.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.